Geografia
2º Bimestre 2021
EEM Adauto Bezerra (1ºs F, G e K)
EEM Monsenhor Antônio Feitosa (1ºs E e H)
Professor Frank Lane Macêdo Machado
Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)
Geografia 1º ano do Ensino Médio
Mapas (mapas territoriais oficiais e os mapas territoriais étnicos, oficiais ou não, dentre outros tipos de mapas), Atlas e escalas;
Geoprocessamento, sensoriamento remoto e tecnologias de localização e posicionamento;
A dicotomia geográfica;
Evolução das paisagens e as mudanças climáticas. Evolução do planeta Terra;
Tempo histórico x Tempo geológico;
Os desafios da relação homem-natureza na sociedade de consumo;
A dinâmica de processos naturais (Climatologia, Hidrologia, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Ecologia) suas causas e consequências para o planeta;
Conceito e aplicabilidade de território e fronteira;
Estado e nação.
12ª SEMANA - 26 A 30 / 04 /2021
Mapas (mapas territoriais oficiais e os mapas territoriais étnicos, oficiais ou não, dentre outros tipos de mapas), Atlas e escalas;
TIPOS DE MAPA
Conheça os principais tipos de mapas e suas características.
Os mapas são todos iguais, certo? Errado. Existem vários tipos diferentes de se representar uma determinada porção do espaço. Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
Mapas Históricos: são mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica, envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias que temos hoje em dia, por isso alguns são muito imprecisos. Mesmo assim, foram muito importantes em suas respectivas épocas. São muito utilizados, atualmente, para descobrir como as pessoas em outros tempos concebiam o seu espaço.
Esse mapa representava o mundo conhecido pelos europeus em 1513
Também são chamados de mapas históricos aqueles que foram produzidos no presente, mas que representam um acontecimento no passado.
Mapas Físicos: são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.
Mapa Físico do continente europeu
Mapas econômicos: são aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. Assim, temos mapas da distribuição das indústrias, da localização de matérias-primas, de determinados tipos de serviços, entre outros temas.
Mapas políticos: são os mapas que representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.
Mapa político do Brasil em relação à América do Sul
Mapas demográficos: são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.
Mapas estilizados ou de anamorfose: esses mapas são os mais interessantes, pois são do tipo que se distorcem para representar as informações neles contidas. Por exemplo: um mapa sobre as maiores economias do mundo deixará propositalmente os países ricos maiores e os pobres, menores, independente dos tamanhos originais das áreas desses países.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Tipos de mapas - Fabricio Rocha
13ª SEMANA - 03 A 07 / 05 /2021
Os cartógrafos trabalham com uma visão reduzida do território, sendo necessário indicar a proporção entre a superfície terrestre e a sua representação. Esta proporção é indicada pela escala. A escala representa, portanto, a relação entre a medida de uma porção territorial representada no papel e sua medida real na superfície terrestre.
As escalas são definidas de acordo com os assuntos representados nos mapas, podendo ser maiores ou menores conforme a necessidade de se observar um espaço com maior ou menor nível de detalhamento.
A escala pode ser representada numérica ou graficamente. A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.
A escala gráfica é a representação gráfica de distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada. É constituída de um segmento à direita de referência zero, conhecido como “escala primária”, e de outro à esquerda, denominado “talão” ou “escala de fracionamento”, dividido em submúltiplos da unidade escolhida, graduados da direita para a esquerda.
Na escala gráfica, não há necessidade de transformação matemática de centímetros para quilômetros ou metros.
Exemplos de mapeamentos em escalas diferentes de uma mesma região.
Detalhes representados nas escalas (grades ou pequenas) quanto maior mais detalhes.
O que é o Atlas?
👉CARTOGRAFIA: COMO ENTENDER OS MAPAS ? - MUNDO GEOGRÁFICO
👉Frequência, clique e responda 13ª semana.
bão de mais
ResponderExcluir