Sociologia
2º Bimestre 2021
EEM Adauto Bezerra (2º J)
Professor Frank Lane
Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)
Sociologia 2º ano do Ensino Médio
Etnocentrismo x Eurocentrismo;
A construção conceitual do etnicismo, racismo e sua reprodução, com foco nas lutas antirracistas atuais;
Cosmovisões dos povos originários e povos diaspóricos;
Contemporaneidade;
A era das revoluções e as transformações estruturais na sociedade contemporânea;
Concepção Científica e Humanística da Sociologia;
Elementos de Análise Sociológica;
Conhecimento Científico;
12ª SEMANA - 26 À 30 / 04 /2021
Do racismo estrutural às lutas antirracistas: resistências negras no Brasil Nº 40 (set-dez 2021)
Do início do trabalho livre aos dias atuais, o Estado brasileiro pretendeu construir uma nação se desvencilhando daquela parte considerada gangrenada: a população negra. E não faltaram momentos, ao longo da República, para explicitar que a mão-de-obra negra não era bem-vinda, exceto na ocupação dos postos de trabalho mais precarizados para realizar os serviços indesejados pelos trabalhadores brancos. O Brasil, para ser uma nação séria, teria de se embranquecer.
Aqui a intepretação do darwinismo social, transformado em modelo racial, serviu perfeitamente como explicação das diferenças e hierarquias. Ancorado nas ideias racistas do pensamento social brasileiro, o Estado lamentava a mistura entre brancos e negros responsável por “envenenar” as gerações futuras. Tal preocupação, alicerçou a implementação de uma política migratória para atrair trabalhadores europeus brancos com objetivo de “limpar” a nação. Embora libertos e finalmente aptos(as) a venderem livremente sua força de trabalho ao capitalista, a almejada liberdade não garantiu condições para que se integrassem de fato ao proletariado, não puderam sequer compor o exército industrial de reserva, a não ser, como escória da escória do operariado em formação. Foram imediatamente tratados(as) como um perigo à ordem burguesa.
Populações inteiras foram empurradas para as longínquas periferias dos centros urbanos, dando surgimento às aglomerações habitacionais, de favelas a palafitas. Mesmo não havendo no país uma política de segregação racial, na prática foi o que ocorreu. Desde então, foi consolidado e cada vez mais valorizado um modelo branco de cidadão brasileiro. Ao passo que se desvalorizava qualquer associação à negritude e às diversas expressões da cultura negra. Os resultados foram os mais perversos, forçando a população negra a assimilar o modelo europeu branco para sobreviver: do alisamento dos cabelos à negação da cor da pele, passando pela impossibilidade de acesso à educação, sobretudo o ensino superior. O racismo se tornava parte das entranhas das relações sociais no país.
O Brasil até o início do século XXI nunca reconheceu a existência do racismo. Ao contrário, se espraiou pelo território nacional a ideia de que aqui se vive sob o manto da democracia racial, de que há nestas terras uma harmonia racial. Ideologia que não resiste a uma análise mais aprofundada. Ao longo desse processo da formação social brasileira, houve uma série de levantes, insurreições, lutas e organizações negras que resistiram a esta tentativa de aniquilação.
O Brasil atual segue com as ideias e práticas racistas, falhando na disposição de garantia de direitos. Contudo, torna-se relevante refletir sobre as especificidades que assumem o racismo e as desigualdades raciais na cena contemporânea, bem como as estratégias adotadas para enfrentá-los no âmbito das políticas públicas. A política de igualdade racial no país possui raízes nas mobilizações populares dos movimentos negros, e, desse modo, atender às demandas apresentadas significa democratizar o poder público.
Este Número Temático da Revista O público e o privado pretende abordar o racismo estrutural na sociedade brasileira, as persistentes desigualdades raciais, com a instituição de práticas preconceituosas e discriminatórias, do lugar da mulher negra no mercado de trabalho aos corpos negros que são abatidos pela polícia necrófila do Estado. Com essa temática, busca-se também examinar os movimentos de lutas contra a desigualdade social, da imprensa negra à coalizão negra dos dias atuais; passando pelo estatuto da igualdade racial e pelas políticas de igualdade racial (ações repressivas, valorativas e afirmativas).
Sugestões de temáticas a serem abordadas
- Mestiçagem e ideologia do embranquecimento;
- A atualidade do mito da democracia racial;
- Genocídio da juventude negra;
- A inserção do(a) negro(a) no mercado de trabalho e na educação;
- O lugar do(a) negro(a) nos meios de comunicação;
- Movimentos e lutas no Brasil e em outras terras (USA, África do Sul, Moçambique etc.);
- Histórias de resistências de ontem e de hoje no Brasil;
- Estatuto da Igualdade Racial em foco;
- A Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) e as politicas de igualdades racial no Brasil : limites e silenciamentos
- Solidão das mulheres negras;
- Intelectuais negros(as) e sua contribuição para o pensamento social brasileiro;
- A imbricação das relações de gênero, raça e classe.
Racismo Estrutural
👉Senador Paulo Paim relata situações pessoais em que foi vítima de racismo
Atividade 1
2º Bimestre 2021
De acordo com o texto comente o que é o racismo estrutural e como ele é utilizado em nossa sociedade, expresse sua opnião à respeitto do tema, se é bom ou ruim, se você concorda ou não e porque.
Clique aqui para acessar:
👇
13ª SEMANA - 03 A 07 / 05 /2021
Lutas antiracistas atuais
👉As estatísticas que revelam a desigualdade racial no Brasil e nos EUA
👉Frequência, clique e responda 13ª semana.
14ª SEMANA - 10 A 14 / 05 /2021
👉 Avaliação Parcial 2º Bimestre 2021
Prazo: até 21/05/2021
15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021
Concepção Científica e Humanística da Sociologia;
Sociologia ciência X Sociologia senso comum
Fonte: https://pt.slideshare.net/cintiadozono/sociologia-ciencia-x-senso-comum Acesso em 17/05/2021 às 09:00.
A sociologia como ciência e o estudo dos fenômenos sociais
Veja como a Sociologia ajuda a interpretar e sistematizar os modos da sociedade pensar, agir ese movimentar ao longo da história. Marx, Durkheim e Weber são os clássicos.
A ciência sociológica nos ajuda a compreender determinados fenômenos sociais, como a violência, a corrupção e o desemprego. Por meio da análise sociológica, podemos também apontar caminhos para solucionar alguns destes fenômenos, contribuindo assim para a justiça e a igualdade social.
Embora a Sociologia seja uma ciência, assim como a biologia, a física e a psicologia, poucas pessoas reconhecem sua importância. Tanto é assim, que, recentemente, no Brasil, o estudo da Sociologia foi retirado dos currículos escolares – mas isso é assunto para outro post!
Nesta aula vamos falar do surgimento da Sociologia e de seu caráter científico. Vamos lá?
O surgimento da Sociologia
A Sociologia surge como ciência na França, em meados do século XIX. Ela foi nomeada, primeiramente de “física social”, recebendo o nome de Sociologia posteriormente.
O filósofo Augusto Comte (1798-1857) foi o primeiro que sistematizou a Sociologia como ciência específica, utilizando como modelo o método das ciências naturais – química, física e biologia. Comte seguia o pensamento da corrente positivista, defendendo a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Durkheim e a sociologia do Fato Social
Embora Comte tenha “inventado” a Sociologia, foi Émile Durkheim o primeiro grande sociólogo de que temos conhecimento.
Inspirado nas ideias de Comte, Durkheim pensava a sociedade como um grande organismo social, composto por células individuais.
Para compreender o todo (sociedade), era preciso estudar as partes (indivíduos), acreditava Durkheim. Daí surgem os conceitos de “coesão social”, “fato social” e “solidariedade orgânica” que você já deve conhecer.
Torna-se importante salientar que a formação da Sociologia é também resultado do processo de consolidação da sociedade capitalista. Esse campo de estudo só pode se manifestar porque havia um ambiente social favorável ao seu surgimento.
Veja uma síntese do pensamento de Émile Durkheim no resumo do canal do Curso Enem Gratuito:
Naquele momento, de grande desenvolvimento industrial na Europa, tornou-se fundamental criar uma ciência capaz de compreender a dinâmica da sociedade para, inclusive, incrementar a produção de mercadorias, afim de torná-la mais eficiente, rápida e barata. Assim, a Sociologia, serviu para aprimorar a lógica capitalista.
No entanto, como já dizia Michel Foucault, onde há poder, há resistência. Revoltado com a exploração dos trabalhadores na sociedade capitalista, Karl Marx surge como o primeiro grande pensador da Sociologia preocupado com a igualdade e a justiça social.
Karl Marx, como você já deve ter ouvido falar, foi um pensador extremamente crítico do modo de produção capitalista, apontando seu caráter desigual, excludente e explorador.
A Sociologia na ótica de Kark Marx
Marx analisou a sociedade alemã do século XIX, porém seu modelo irá servir para compreender todas as sociedades capitalistas da época, o que nos ajuda a compreender também alguns problemas sociais que perduram em nossas sociedades capitalistas contemporâneas.
Veja no resumo do canal do Curso Enem Gratuito uma síntese do pensamento de Karl Marx:
Gostou do resumo com o professor Alan? Vamos voltar ao texto da aula agora:
De lá pra cá (dos tempos de Karl Marx), sociólogos e sociólogas vêm aperfeiçoando o estudo da Sociologia, buscando não apenas entender melhor os fenômenos sociais, como também evidenciar a importância de pensar sobre eles para que possamos viver em uma sociedade mais justa, igualitária, harmoniosa e feliz.
Para completar os três nomes clássicos da literatura de Sociologia utilizada nas escolas e universidades, além de Émile Durkheim e de Karl Marx está o de Max Weber (1864-1920). Ele desenvolveu uma abordagem sociológica distinta da interpretação causal de Karl Marx em relações às condicionantes que promovem mudanças na sociedade.
Max Weber escreveu sobre “A ética protestante e o espírito do capitalismo” para explicar como hábitos de comportamento e de conduta orientados por uma determinada moral religiosa podem atuar para que as sociedades avancem mais ou avancem menos em relação que se denominava desenvolvimento econômico.
Veja uma síntese sobre Max Weber no resumo do Curso Enem Gratuito
A Sociologia como Ciência
A Sociologia busca superar a visão do senso comum, que costuma ser carregada de pressupostos e preconceitos.
A ciência sociológica nos mostra que uma opinião é diferente de uma análise crítica, pois enquanto a primeira se reduz a um comentário baseado na própria experiência, a segunda está ancorada na pesquisa, no conhecimento científico sobre dado assunto.
Todos e todas temos direito a ter opiniões sobre qualquer assunto, mas achar que nossas opiniões podem servir de base para analisar a sociedade e apontar caminhos para o desenvolvimento da mesma é um pensamento errôneo e perigoso que a Sociologia busca combater.
A Sociologia é uma ciência tão importante como a Química, a História, a Biologia e a Matemática, sendo seu estudo, em todos os níveis do ensino básico, fundamental para o aprimoramento do ser humano, como cidadão crítico que vive em sociedade.
Para saber mais sobre como surgiu a Sociologia, assista a esta a videoaula:
Questões:
1. Uma das principais funções da ciência sociológica é superar as visões de senso comum, contribuindo para que os indivíduos pensem de forma crítica, lendo nas entrelinhas e duvidando de algumas investidas capitalistas. Leia a charge abaixo para responder à questão.
A charge acima, de forma irônica, denuncia uma nova forma de exploração na sociedade capitalista, forma essa considerada legal pelo nosso sistema jurídico e político. Que forma é essa?
2. (UNIOSTE) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:
3. Sobre as condições de emergência da ciência sociológica, marque a alternativa INCORRETA:
Gabarito:
Este post foi escrito por Juliana Ben. O texto foi complementado com a inserção de vídeos do canal do Curso Enem Gratuito, e com os dois parágrafos sobre Max Weber pela editoria do Curso Enem Gratuito.
👉ÉMILE DURKHEIM | Resumo de Sociologia para o Enem
👉Frequência, clique e responda 15ª semana.
16ª SEMANA - 24 A 28 / 05 /2021
- Participação
- Atividade (12ª semana)
- Frequência (13ª e 15ª semana)
- Acesso ao Blog
- Avaliaçõa parcial (14ª semana)
17ª SEMANA - 31/05 A 04 / 06 /2021
Instruções:
Fazer revisão do conteúdo da 15ª semana. "15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021"
Concepção Científica e Humanística da Sociologia;
Você pode elaborar três questões, perguntas sobre o que você ficou com mais dúvidas ou achou mais interessante no assunto da 15ª semana. Em seguida, responda com a expressão do seu entendimento.
Poste no grupo específico de whatsapp da disciplina de Sociologia da seguinte forma:
Aluno(a)'nome completo':
Série e turma:
Nome da sua escola:
Pergunta(1) faça a sua pergunta:
Resposta(1)coloque como você acha que seria a resposta.
Pergunta (2):
Resposta (2):
Pergunta (3):
Resposta (3):
18ª SEMANA - 07 A 11 / 06 /2021
Concepção Científica e Humanística da Sociologia;
A sociologia como ciência e o estudo dos fenômenos sociais
- Responda a estas 5 perguntas no seu caderno, a partir do entendimento dos vídeos diponíveis antes desta atividade.
- Responda no seu caderno e, envie-me a foto pelo link abaixo.
- Você pode usar a internet e também conversar com os colegar antes de responder.
- Pode tirar dúvidas com o professor e fazer perguntas no grupo específico de whatsapp com o objetivo de esclarescer o que não estiver entendendo. Se necessário, chama no PV do Professor Frank Lane.
- Número máximo de arquivos a enviar 1 (um).
- Se o arquivo da sua resposta tiver duas ou mais páginas / duas ou mais fotos, você deve tranforma-lo em formato PDF, juntar e anexar em um único arquivo. Pesquise na internet, tem vídeos orientando como fazer no seu celular.
- Indicação de site para conversão do arquivo das respostas (pode converter fotos da sua galeria):
- 👉 https://tools.pdf24.org/pt/comprimir-pdf (Não esqueça de ir em "Todas as Ferramentas" para ver as opções disponíveis, aí é só escolher a adequada. Vamos lá! Aprenda um pouco mias. Conhecimento não tem preço!).
19ª SEMANA - 14 A 18 / 06 /2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário