terça-feira, 27 de abril de 2021

3º ano 2021 - Geografia 2º bimestre

 Geografia 

2º Bimestre 2021

EEM Adauto Bezerra (3º I)

EEM Monsenhor Antônio Feitosa (3ºs A, B, C, D e E)

Professor Frank Lane


Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)

Geografia 3º ano do Ensino Médio


Globalização e mercados regionais; 

Meio técnico-científico-informacional; 

Globalização e o consumismo; 

O trabalho no mundo globalizado e a Revolução Verde; 

Consciência ecológica e indústria cultural; 

O desenvolvimento sustentável em relação com povos originários e diaspóricos; 

Economia e geopolítica: Ordens Geopolíticas Mundiais. Processo de desenvolvimento do Capitalismo

Neoliberalismo, Globalização e Geopolítica Moderna; 

Globalização, geopolítica e os organismos internacionais na resolução de conflitos territoriais; 

A Multipolaridade Mundial; 

Blocos Econômicos; 

Globalização e mercados regionais;


12ª SEMANA - 26 A 30 / 04 /2021

👉Poder nas organizações



Faça no seu caderno, não precisa me enviar. É pra você! 
💥

Então,

Com base nos vídeos, responda:
  1. O quê é poder?
  • Conceitos correlatos, defina-os.
  1. Influência
  2. Coalisão
  3. Configuração de poder
  4. Política organizacional
  • Bases do poder, conceitue-as:
  1. Posição
  2. Controle de recursos
  3. Coerção
  4. Recompensas
  5. Acesso
  6. Competência
  7. Referência
  • Atores, quis e quem são? Qual aimportância de cada um?
  1. Organizações
  2. Grupos
  3. Indivíduos
  • PODER (grupos e organizações), uma compreesão de cada tópico:
  1. Poder
  2. Influência
  3. Comportamento
  4. Hierarquia
  5. Valores culturais
  6. Nomeação por uma autoridade legítima
  7. O poder está no cargo e não na pessoa
  8. Recompensa
  9. Coerção/punição
  10. Especialização (conhecimento)
  11. Poder de referência
  12. Sistema de autoridades
  13. Descetralização   X    centralização do poder


Atividade 1 - 2º Bimestre 
Atividade colaborativa

Como você pode vê as instituições sociais são coletivas e impregnadas de relações de poder.

Deixe seu nome completo e turma (sua nota depende da auto identificação correta).
Lembre-se que esta atividade é coletiva, sua opinião e forma de escrever é apenas sua.
Não altere o texto dos outros colegas, faça apenas o seus.
Bons estudos.

Clique no Link para Acessar e, siga as orientações.

13ª SEMANA - 03 A 07 / 05 /2021

O trabalho no mundo globalizado e a Revolução Verde; 


As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O processo de globalização e internacionalização da economia esteve acompanhado de uma série de transformações nas estruturas elementares do sistema capitalista, que conheceu a sua integração mundial.



O que é o trabalho na economia global?

Na economia global, as atividades desenvolvidas pelos mais variados tipos de trabalhadores exigem cada vez mais criatividade e qualificação. As empresas modernas querem funcionários capazes de se adaptar ás novas tecnologias introduzidas no processo de produção.

Qual a relação entre globalização e direitos trabalhistas?
globalização é apontada como causa ensejadora da flexibilização das normas trabalhistas à medida que acentua a competição econômica internacional. ... “A globalização determina a competição econômica internacional. Houve a expansão do comércio internacional

O que é a mundialização?
Processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, etc., acelerado na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenças étnicas ou linguísticas, etc.
O que a globalização tem a ver com o desemprego?
No mundo globalizado a substituição da mão-de-obra pelas máquinas e pelo elevado desenvolvimento da informatização tem gerado um aumento muito significante do desemprego e da exclusão social, pois uma minoria da humanidade detém poderes, propriedades e privilégios enquanto uma maioria vive em situações que ferem a sua ...

















Revolução Verde no Brasil
No Brasil, a Revolução Verde trouxe uma série de benefícios para os grandes produtores rurais, como a expansão da fronteira agrícola nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, na década de 1970.

Quais foram os principais impactos da Revolução Verde no Brasil?

O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.

Quando começou a revolução verde no Brasil?

Esse fenômeno teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 1960 e 1970. Pode ser chamada também de Paradigma da Revolução Verde, por ter representado uma mudança profunda na forma de produzir-se no campo e no aparato técnico utilizado para o desenvolvimento da produção agropecuária.

Quais são os pontos positivos e negativos da revolução verde?


Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.






14ª SEMANA - 10 A 14 / 05 /2021

Revolução verde no Mundo e no Brasil

Revisão


👉Revolução Verde - Geobrasil - Prof. Rodrigo Rodrigues





Agora teste o que aprendeu.


Prazo: até 21/05/2021




15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021

Consciência ecológica e indústria cultural;


Consciência ecológica

É o pensamento responsável acerca do meio ambiente em que vivemos. Trata-se de, mais que um simples pensamento, um comportamento que cuida do planeta.

Ter consciência ambiental nada mais é do que compreender o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que certos atos no cotidiano podem causar a ele, é entender que a sobrevivência dos ecossistemas depende do coletivo.

consciência ecológica é o conhecimento e a compreensão que cada um possui de que é necessário cuidar da natureza e preservá-la, afinal o homem também pertence ao meio em que vive, por consequência, cuidar da natureza também é cuidar de si mesmo.

Os processos mais ambientalmente impactantes surgiram com a Revolução Industrial, na Europa, a partir dos séculos XVIII e XIX. Isso porque as indústrias começaram a explorar muita matéria-prima e a poluir a atmosfera. Além disso, incentivou a urbanização e a intensificação da produção de lixo.

concepção ecológica consiste na integração da componente ambiental na concepção de um produto. O objectivo é reduzir os impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida. O ciclo de vida de um produto consiste nas seguintes etapas : extracção de matérias-primas, produção, distribuição, utilização e fim de vida.


Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. ... A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa "casa" e Logos significa "estudo". Dessa forma, a ecologia é o estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico.


Assista ao vídeo 👇





Indústria cultural


O termo indústria cultural (em alemão: Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), apresentado no capítulo "A indústria cultural: iluminação como engano em massa", do livro Dialética do Esclarecimento (1944).

O termo Indústria Cultural foi foi usado para designar o modo de produzir cultura que foi adotado principalmente na virada do século XIX para o XX. O modelo capitalista de produção em larga escala era baseado no modelo das indústrias automobilísticas de Henry Ford.

Na Indústria Culturalse fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.

indústria culturalsegundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. ... Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência.

Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.

Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.

Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.

São aspectos negativos da Indústria Cultural - Na ânsia de vender, essa indústria pode ser apelativa. -Muitas vezes pode favorecer um grupo específico. -A cultura popular e erudita entra em decadência para se tornar mais atrativa. -As pessoas são controladas inconscientemente.

Assista ao vídeo 👇




Assista ao vídeo 👇









16ª SEMANA - 24 A 28 / 05 /2021

Resultado parcial  do 2º Bimestre
Reposição de Atividades e Avaliações
  • Participação
  • Atividade (12ª semana)
  • Frequência  (13ª e 15ª semana)
  • Acesso ao Blog
  • Avaliaçõa parcial (14ª semana)

Obs.: Semana para reposição de atividades e avaliações pendentes.



17ª SEMANA - 31/05 A 04 / 06 /2021

Atividade e Revisão


Instruções:

Fazer revisão do conteúdo da 15ª  semana. "15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021"

Consciência ecológica e indústria cultural;

Você pode elaborar três questões, perguntas sobre o que você ficou com mais dúvidas ou achou mais interessante no assunto da 15ª semana. 

Em seguida, responda com a expressão do seu entendimento cada questão que você mesmo criou.

Poste no grupo específico  de whatsapp da disciplina de Sociologia da seguinte forma:

Aluno(a)'nome completo':
Série e turma:
Nome da sua escola:

Pergunta(1) faça a sua pergunta:

Resposta(1)coloque como você acha que seria a resposta.

Pergunta (2):
Resposta (2):

Pergunta (3):
Resposta (3):

Bons estudos. Qualquer dúvida pelo Whatsapp posso apoia-l@s.

Atenção!
Responda a frequência desta semana.






18ª SEMANA - 07 A 11 / 06 /2021

O desenvolvimento sustentável em relação com povos originários e diaspóricos;



Vídeo 01 - Desenvolvimento Sustentável





Vídeo 02 - Povos originários e diaspóricos






Assista aos vídeos e responda:

1) O relatório de Brundtland (1987) trás o primeiro conceito de Desenvolvimento Sustentável (pesquise mais na internet). O documento "Nosso Futuro Comum" é a primeira obra formal que fala expressamente neste conceito. Com base no vídeo 1, qual o conceito de desenvolvimento sustentável?
2) Como podemos pensar em um mundo sutentável em meio ao sistema econômoco vigente, o capitalismo? Esse conceito é viável na atual conjuntura do sistema capitalista? O que mais o impende de se concretizar na realidade? 
3) No segundo vídeo, Pajerama, qual a idéia que podemos cosntruir dos povos originários considerando que, no nosso caso, eram os ìndios realmente e, que suas terras não foram tomadas mas, eles próprios não se achavam os donos delas?
4) O contraste ente o que nomeamos de desenvolvimento e a natureza é algo assutador. No vídeo 2  a ultima cena revela que as mudanças vieram para ficar e afetar a todos, indistintamente e, os povos orieginários foram os que mais sofreram e sofrem ainda hoje. Como você poderia descrever o antagonismo / a oposição da forma de vida dos povos indígenas originários do Brasil e a dita "civilização"  imposta pelo colonizador europeu?
5) E, se nós destruissemos o nosso planeta, mas, pudessemos recostrui-lo só para uma parte da humanidade?! Considerando os princípios do Capitalismo, quem serião as pessoas selecionadas para contuniar a habitar o planeta? 
OBS.:  
  • Responda a estas 5 perguntas no seu caderno, a partir do entendimento dos vídeos diponíveis antes desta atividade.  
  • Responda no seu caderno e, envie-me a foto pelo link abaixo.
  • Você pode usar a internet e também conversar com os colegar antes de responder.
  • Pode tirar dúvidas com o professor e fazer perguntas no grupo específico de whatsapp com o objetivo de esclarescer o que não estiver entendendo. Se necessário, chama no PV do Professor Frank Lane.
  • Número máximo de arquivos a enviar 1 (um).
  • Se o arquivo da sua resposta tiver duas ou mais páginas / duas ou mais fotos, você deve tranforma-lo em formato PDF, juntar e anexar em um único arquivo. Pesquise na internet, tem vídeos orientando como fazer no seu celular.
  • Indicação de site para conversão do arquivo das respostas (pode converter fotos da sua galeria):  
  • 👉  https://tools.pdf24.org/pt/comprimir-pdf     (Não esqueça de ir em "Todas as Ferramentas" para ver as opções disponíveis, aí é só escolher a adequada. Vamos lá! Aprenda um pouco mias. Conhecimento não tem preço!).

👉Frequência, clique e responda 18ª semana


 semana.


19ª SEMANA - 13 A 17 / 06 /2021

👉Avaliação Bimestral do 2º Período 2021


Prazo de 7 dias corridos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário