quinta-feira, 15 de abril de 2021

3º ano 2021 - Sociologia 2º bimestre

 Sociologia 

2º Bimestre 2021

EEM Adauto Bezerra (3º H e I)

EEM Monsenhor Antônio Feitosa (3ºs A e D)

Professor Frank Lane


Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)

Sociologia 3º ano do Ensino Médio

O poder do capital e as mudanças globais;

Políticas emergentes e a diáspora global; 

Princípios da ecologia e a ideia de um ecossistema;

Relação campo x cidade e seus aspectos socioeconômicos; 

Perspectivas sociológicas sobre os meios de comunicação de massa; 

O Estado democrático: harmonia entre os poderes, cidadania e participação política; 

Globalização e o consumismo;

Perspectivas do Olhar Sociológico, da Investigação Sociológica, da Visão Crítica e do Senso Comum;


12ª SEMANA - 26 A 30 / 04 /2021

Princípios da ecologia e a ideia de um ecossistema;


O principal pressuposto do paradigma clássico na ecologia é a ideia que os ecossistemas são unidades autorreguladas2 e que seguem uma trajetória linear de desenvolvimento em direção a uma particular diversidade biológica e um estado de estabilidade denominado clímax (FIEDLER et al., 1997).


Ecossistema é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente[2]. O termo ecossistema vem do grego οικοσύστημα (de οικο, translit. oikos, 'lar, casa, habitat' + σύστημα, translit. sistema, 'conjunto': daí "conjunto de um habitat") [3].

Um ecossistema é formado por dois fatores básicos [4]:

  • Fatores bióticos: constituem-se dos seres vivos do sistema, tais como plantas e animais.
  • Fatores abióticos: constituem-se das partes sem vida do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água.

O ecossistema é a unidade básica de estudo da Ecologia.


Conceito de Ecossistema

O termo ecossistema foi proposto pela primeira vez pelo ecólogo inglês Sir Arthur G. Tansley em 1935[10] na revista científica Ecology.[11] Podemos definir um ecossistema como sendo um conjunto de elementos funcional básico, formado pelos componentes bióticos e abióticos. Como a Ecologia busca estudar sobre os seres vivos dentro de uma comunidade biológica e as inter-relações e influências desta com o meio físico, produzindo uma unidade básica de estudo denominada ecossistema, podemos dizer que é a unidade básica ao redor da qual se pode organizar a teoria e a prática em ecologia. Um ecossistema ou sistema ecológico possui aspectos variados. Pode ser formado por uma floresta inteira, em uma grande área chamada de “macro-ecossistema”, ou por uma planta a exemplo das bromélias, ou seja, uma área pequena chamada “micro-ecossistema”. Assim semelhante a um grande ecossistema que apresenta todos os fenômenos e fatores que determinam e definem o ambiente dos seres vivos, no pequeno ecossistema acontece o mesmo.[12] Dessa maneira, seja qual for o ambiente onde há a interação entre o meio físico (natureza solarluminosidadetemperaturapressãoáguaumidade do arsalinidade) e os seres vivos consiste em ecossistema, seja ele terrestre ou aquáticogrande ou pequeno.[11][12]

Consideram-se como fatores bióticos[13] os efeitos das diversas populações de animaisplantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerradomata ciliarcaatingamata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e sofrendo a ação dos fatores abióticos.[14]

São chamados agroecossistemas[15] quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola.[16] A alteração de um único elemento pode causar modificações[17] em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.[18]

Ecossistema são por definição, sistemas complexos de Bertalanffy, com auto-organizaçãoauto-regulação e sistema de auto-desenvolvimento. A principal característica do ecossistema é a presença de um conjunto relativamente fechado, estável no espaço e no tempo, de matéria e fluxo de energia entre os fatores bióticos e abióticos.[6] Disto se segue que nem todo sistema biológico pode ser chamado de um ecossistema, por exemplo, aqueles que não são um aquário ou um toco podre.[19] Estes sistemas biológicos (naturais ou artificiais) não são suficientemente auto-suficiente e auto-regulação (aquário), se você parar para ajustar as condições e características do suporte no mesmo nível, ela será destruída com rapidez suficiente. Essas comunidades não formam um ciclo fechado separado de matéria e energia (coto), mas são apenas uma parte de um sistema maior.[20] Tal sistema deveria ser chamado de uma comunidade de classificação mais baixa, ou microcosmos . Às vezes, eles usam o conceito fácies (por exemplo, geoecologia ), mas que não pode descrever completamente um sistema deste tipo, particularmente tendo uma origem artificial. Em geral, em diferentes ciências a noção de "fácies" corresponde a diferentes definições de sistemas de nível subsistemático (em botânicaciência paisagem) para conceitos não relacionados ao ecossistema (geologia), um conceito que combina ecossistemas homogêneos ( Sochava VB ) ou quase idênticos ( Berg LS , Ramenskii LG ) ao ecossistema definido.

Um ecossistema é um sistema aberto e caracteriza-se pelos fluxos de entrada e saída de matéria e energia . A base da existência de quase todo o ecossistema é um fluxo de energia solar[21], que é o resultado que uma reação de fusão ao vivo (fotossíntese) ou indireta (decomposição de matéria orgânica) forma, com a exceção dos ecossistemas de profundidade, "preto" e "branco"[22] fumantes, cuja fonte de energia é o calor interno da Terra e a energia gerada por reações químicas.[23][20]


Os principais componentes do ecossistema

Em termos de estrutura do ecossistema recuperado:[6]

  1. Regime climático, que determina a temperaturaumidadecondições de iluminação e outras características físicas do ambiente;
  2. Substâncias inorgânicas são incluídos no ciclo;
  3. Compostos orgânicos que ligam a parte bióticos e abióticos no ciclo de matéria e energia;
  4. Produtores - organismos que criam a produção primária;
  5. Fagótrofo - heterotróficos, alimentando-se de outros organismos ou partículas maiores de matéria orgânica;
  6. Sapropélitos-heterotróficos, principalmente fungos e bactérias, que quebram a matéria orgânica morta, mineralizando-a, e assim a retornando para o ciclo.


Classificação de ecossistemas

A classificação do ecossistema é bastante complicado. Um mínimo de ecossistemas (ecossistemas) é do ecossistema do mais alto nível - a biosfera é, sem dúvida. O isolamento é bastante complicado, e por causa da complexidade do aspecto cronológico nem sempre é possível determinar os limites exclusivamente daquele ecossistema. Na geoecologia, há a seguinte classificação:[44]

Biomas

Um dos principais meios de divisão de ecossistemas é dividir geograficamente o sistema dentro da sua zona climática. De acordo com Robert H. Whittaker, é um grupo de ecossistemas do continente, que têm uma estrutura semelhante ou fisionomia da vegetação e da natureza geral das condições ambientais. Esta definição é um pouco incorreta, uma vez que há alguns biomas estão presentes em diferentes continentes, por exemplo, a tundra bioma ou a estepe.

No momento, a definição mais comum é: "Bioma - um conjunto de ecossistemas com um tipo similar de vegetação, localizada em uma zona natural climática" [45]

Comum a estas definições é que, em qualquer caso, o bioma é o conjunto de ecossistemas, uma zona natural climática.

Existem entre 8 e 30 biomas.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema. Acesso em 15/04/2021 às 18:55.




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Atividade 1 - 2º Bimestre 
Atividade colaborativa

Como você pode comparar a Sociedade a um Ecossistema? Cite 3 (três) características, pontos que podem ser usados para essa explicação.

Deixe seu nome completo e turma (sua nota depende da auto identificação correta).
Lembre-se que esta atividade é coletiva, sua opinião e forma de escrever é apenas sua.
Não altere o texto dos outros colegas, faça apenas o seus.
Bons estudos.

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13ª SEMANA - 03 A 07 / 05 /2021

Princípios da ecologia e a ideia de um ecossistema;


(...) Ao abordar teoricamente a perspectiva holística e situar o homem como parte da natureza e os seus inter-relacionamentos, o desafio subseqüente, e que procuramos debater aqui, é como articular, de maneira prática, a abordagem ecossistêmica. Nesse sentido, ressaltamos os obstáculos e princípios do ecossistema integrado; os desafios; a abrangência multi-interdisciplinar; os aspectos de preocupação relacionados à questão; além de lançar elementos de cortes metodológicos para sua operacionalização no contexto de projetos de gerenciamento integrados de recursos (GIR)

Palavras-chave: pensamento ecossistêmico; sociedade e natureza; gerenciamento integrado de recursos.


Teoria de sistemas complexos tem muito para dizer sobre o tipo de mudanças a esperar em um sistema ecológico em desenvolvimento. Tais sistemas são descritos como não-lineares e significa que se comportam como um todo conectado. O comportamento dos sistemas não podem ser explicados decompostos em pedaços, pedaços estes que podem ser somados linearmente a comportamentos individuais para traduzir o comportamento do todo. Assim, as pessoas não podem entender o comportamento de ecossistemas ao examinar só o comportamento de indivíduos e espécies.


Nesse sentido, o desenvolvimento teórico e a perspectiva de aplicabilidade do ecossistema integrado tem enfatizado algumas importantes dimensões: a) o ecossistema como casa; b) tudo esta conectado com tudo; c) sustentabilidade; d) entendimento dos ambientes/ lugares, e e) a integração de processos. Essas dimensões, que estão na base de entidades de pesquisa e de grupos de corte ecológico, como a Royal Commission on the Future of Toronto Waterfront (BOCKING, 1994, p. 17; DEARDEN e MITCHELL, 1998, p. 183-187), ampliam as bases normativas e empíricas para a atividade humana e seu comportamento, sua perspectiva e seu lugar, como também sua contribuição e participação em processos de soluções governamentais para as questões de meio ambiente.


Essas considerações remetem, mais uma vez, portanto, para a importância e a riqueza do conceito de ecossistema e seus desdobramentos que apontam para uma perspectiva holística. Incorporadas aos recentes debates científicos, as crises econômicas e ecológicas da modernidade vêm sendo relacionadas ao viés unidimensional da tradição neoclássica que, ao privilegiar o econômico, imprimiu marcas profundas nos ecossistemas afetando, dessa forma, a biodiversidade e a qualidade de vida das populações humanas. Inseridos nesse debate, muitos autores remetem suas reparações quanto aos limites da ciência clássica na explicação de fenômenos complexos. Esta, como historicamente concebida, propôs leis universais com base em comportamento de fenômenos locais, imprimiu paradigma reducionista1 , simplificado, com trajetórias lineares2 e deterministas3 e, portanto, não responde aos desafios impostos pelas questões orientadas para o estudo dos sistemas dinâmicos. Esta ênfase está relacionada à percepção e à maneira como os cientistas e a ciência estão olhando o mundo nos últimos tempos. Segundo James J. Kay e Eric Schneider (1994, p. 3-4), a revolução que aconteceu na ciência, nas últimas duas décadas, é tão profunda quanto a que aconteceu entre 1890 e 1910, com os trabalhos de Ludwig Boltzmann, Albert Einstein, entre outros. 

A revolução da passagem do século estava relacionada à maneira de como nós vemos o mundo através do microscópio. Não mudou como olhamos e percebemos nosso mundo no cotidiano. A revolução atual, por sua vez, está relacionada à maneira como olhamos o mundo, numa perspectiva macro, e como isto afeta nossas vidas, no dia-a-dia, nossas instituições e nossas decisões. As mudanças da ciência da natureza que acompanhamos no presente exploram uma perspectiva teórica a partir da dinâmica, da incerteza, da diversidade e da complexidade. Essa nova maneira de pensar e estudar a ciência, no âmbito da natureza para além daqueles elementos que permanecem e aqueles que estão em constantes transformações, está na base do que Ilya Prigogine e Isabelle Stengers (1997, p. 5) chamam de “metamorfose da ciência”. De conformidade com os autores: A ciência de hoje não é mais a ciência clássica. Os conceitos básicos que fundamentavam a “concepção clássica do mundo” encontraram hoje seus limites num progresso teórico que não hesitamos em chamar de metamorfose. 

A própria ambição de reduzir o conjunto de processos naturais a um pequeno número de leis foi abandonada. As ciências da natureza descrevem, de ora em diante, um universo fragmentado, rico de diversidades qualitativas e de surpresas potenciais. Descobrimos que o diálogo racional com a natureza não constitui mais o sobrevôo desencantado dum mundo lunar, mas a exploração, sempre local e eletiva, duma natureza complexa e múltipla.






A perspectiva integrada não é um caminho perfeito para interpretar a abordagem ecossistêmica, mas ela freqüentemente tem sido um caminho pragmático para assegurar que a produção de uma análise baseada em um ecossistema tem valor prático. Semelhante consideração tem uma importância crítica. Se uma abordagem ecossistêmica não produz um produto prático para gerentes ambientais, então o conceito perderia legitimidade ou credibilidade. Uma vez que acontece, pode se tornar extremamente difícil persuadir os fabricantes e tomadores de decisões a considerar tal abordagem. Ele teria um trágico descrédito por usar um método problemático de tradução do conceito a prática. Ao mesmo tempo, ele deve também ser apreciado já que um tempo é considerado e freqüentemente requerido para entender ecossistemas. Cabe ressaltar ainda, que a perspectiva de uma abordagem integrada para o gerenciamento de recursos vem sendo adotada em muitas iniciativas e projetos em diferentes países (BORN; SONZOGNI, 1995, p. 167; MITCHELL, 1987, p. 1-28; 1992, p. 17-19; 1997, p. 57-72), pelo meio acadêmico, político e por agências de desenvolvimento, em razão de seus princípios de sustentabilidade (BORN; SONZOGNI, 1995, p. 167-169).

Fonte: https://revistas.ufpr.br/made/article/viewFile/11899/8395 acesso em 02/05/2021 às 14:00.


👉Frequência, clique e responda 13ª semana.


14ª SEMANA - 10 A 14 / 05 /2021

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👉Avaliação Parcial 2º Bimestre 2021

Prazo:  até 21/05/2021 às 08:00.



15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021

Perspectivas sociológicas sobre os meios de comunicação de massa; 


Meios de comunicação




Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa.


Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.


Leia também: Redes de comunicação no mundo globalizado


Tipos


Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:

→ Meio de comunicação individual

Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).

→ Meio de comunicação social ou em massa

Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).


Principais meios de comunicação

Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

→ Meios de comunicação antigos

Escrita: utilização de códigos e sinais para transmitir informações entre os seres humanos. Foi desenvolvida de maneira independente entre as sociedades nas diversas regiões do mundo.

Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado na década de 1930 por Samuel Morse, nos Estados Unidos. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.

Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.

Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.

Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas.

Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.

Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX.

Meios de comunicação antigos
Máquina de escrever, televisão e telefone são antigos meios de comunicação.

→ Meios de comunicação atuais

Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson reuniu diversas tecnologias e desenvolveu o celular chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A).

Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação.

Internet: rede que liga mundialmente milhões de computadores. É um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, revolucionando a sociedade e a comunicação.

Leia mais: Como usar a internet para os estudos

Meios de comunicação atuais
Os meios de comunicação atuais, como celulares e computadores, são repletos de tecnologias que permitem a comunicação instantânea.


Evolução dos meios de comunicação

A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros. As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Após o surgimento da escrita, a carta tornou-se um meio de comunicação bastante utilizado para enviar informações, estabelecendo uma comunicação interpessoal. Com a invenção da telefonia, esse meio de comunicação perdeu bastante espaço.


Uma das primeiras invenções tecnológicas de comunicação foi o telégrafo, um meio de comunicação de escrita à distância. O engenheiro francês Claude Chappe foi o primeiro a utilizar o termo "telégrafo", em 1790. Nesse ano, Chappe construiu uma ferramenta capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico.

Em 1835, Samuel Finley Morse criou o telégrafo prático e simples, que enviava mensagens a longas distâncias por meio do código Morse. Como sua criação fez um enorme sucesso, foram criadas linhas de transmissão elétrica ligando as cidades. Até por volta de 1877, os telégrafos eram responsáveis por todas as comunicações feitas a longas distâncias.

Cerca de 32 anos depois da primeira transmissão feita por um telégrafo, surgiu uma nova invenção: o telefone, modificando e transformando a comunicação entre os indivíduos. A invenção desse meio de comunicação foi atribuída, inicialmente, a Alexander Graham Bell, em 1876. No entanto, um congresso nos Estados Unidos reconheceu que o telefone foi inventado pelo italiano Antonio Meucci, em 1860.

Paralelamente à descoberta do telefone, surgiu a radiotransmissão. O rádio permitiu a transmissão de informação para várias pessoas por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no ar. Sua primeira transmissão ocorreu em um evento esportivo para o jornal de Dublin.

O auge da utilização desse meio de comunicação foi durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, o número de receptores de rádio na Europa e nos Estados Unidos aumentou. No Brasil, a primeira transmissão oficial ocorreu no ano de 1922. No ano de 1923, foi fundada a primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A invenção da televisão não foi datada como dos demais meios de comunicação, visto que seu desenvolvimento compreendeu períodos entre os anos de 1817 e 1920. As estações de TV surgiram ao longo da década de 1920. Por transmitir não só sons, mas também imagens por meio de um campo eletromagnético, a televisão é considerada uma evolução do rádio. Ao longo dos anos, a televisão evoluiu bastante e, hoje, está cada vez mais repleta de novas tecnologias, transmitindo imagens e sons em ótima qualidade.

Em 1947, a telefonia sofreu uma nova evolução. Surgiram, então, os aparelhos celulares, criados pelo laboratório de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson lançou um modelo de celular, a partir daí, outras empresas, como a Motorola, passaram a criar celulares. Em 2007, o aparelho celular sofreu uma grande transformação com o lançamento de um smartphone sem teclados numéricos pela Apple.

Atualmente, os celulares são um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo para fazer ligação, armazenar dados e transmitir informações individuais e em massa. Isso só foi possível com a criação do meio de comunicação que revolucionou o mundo: a internet.

Evolução dos meios de comunicação
Os meios de comunicação passaram por grandes transformações, tornando-se cada vez mais tecnológicos.

A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação.

A internet surgiu a partir de anotações de J. C. R. Licklider, um cientista da computação dos Estados Unidos. Esse cientista projetava uma colaboração mundial entre centros de pesquisas e, junto com outros pesquisadores, desenvolveu a Arpanet (em português, Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada), antecessora da internet. Computadores passaram a ligar-se à Arpanet, assim, as redes foram desenvolvendo-se.

Assim que permitiu a inclusão de outras redes, a Arpanet tornou-se o que conhecemos hoje como internet. Em 1990, surgiu o primeiro buscador. Em 1991, a internet foi aberta ao setor privado e ao domínio público.

A internet passou por diversas modificações e é um dos meios de comunicação mais dinâmicos e que mais se desenvolvem atualmente, incorporando diversos outros meios de comunicação. Muitos jornais e revistas passaram a ser on-line. Cartas deram lugar a e-mails. Assim, a sociedade transformou sua maneira de comunicar-se, enviando informações e trocando dados instantaneamente por meio dos celulares e computadores.

Os meios de comunicação podem transmitir informações em ferramentas impressas, como os jornais, e em ferramentas digitais, como os tablets.
Os meios de comunicação podem transmitir informações em ferramentas impressas, como os jornais, e em ferramentas digitais, como os tablets.
Publicado por: Rafaela Sousa
Fonte:  https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm   Acesso em 17/05/2021 às 07:40.

Assista ao vídeo:  👇




16ª SEMANA - 24 A 28 / 05 /2021

Resultado parcial  do 2º Bimestre
Reposição de Atividades e Avaliações
  • Participação
  • Atividade (12ª semana)
  • Frequência  (13ª e 15ª semana)
  • Acesso ao Blog
  • Avaliaçõa parcial (14ª semana)

Obs.: Semana para reposição de atividades e avaliações pendentes.



17ª SEMANA - 31 / 05 A 04 / 06 /2021

Atividade e Revisão

Instruções:

Fazer revisão do conteúdo da 15ª  semana. "15ª SEMANA - 17 A 21 / 05 /2021"
Perspectivas sociológicas sobre os meios de comunicação de massa; 

Você pode elaborar três questões, perguntas sobre o que você ficou com mais dúvidas ou achou mais interessante no assunto da 15ª semana. Em seguida, responda com a expressão do seu entendimento.

Poste no grupo específico  de whatsapp da disciplina de Sociologia da seguinte forma:

Aluno(a)'nome completo':
Série e turma:
Nome da sua escola:

Pergunta(1) faça a sua pergunta:

Resposta(1)coloque como você acha que seria a resposta.

Pergunta (2):
Resposta (2):

Pergunta (3):
Resposta (3):

Bons estudos. Qualquer dúvida pelo Whatsapp posso apoia-l@s.

Atenção!
Responda a frequência.




18ª SEMANA - 07 A 11 / 06 / 2021

Perspectivas sociológicas sobre os meios de comunicação de massa;
Documentário
Leonardo Rocha (2014)


Assista ao documentário e responda:
1) De que forma somos manipuados pelos meios de comunicação de massa?
2) É possível, em sociedade, fugirmos da influência dos meios de comunicação?
3) Como as redes sociais contribuem para a massificação das informações?
4) É verdade que as tecnologias, a internet, têm duas formas de influenciar e de serem usadas por nós seres humanos? Explica melhor essa diferença.
5) Por que a comunicação de massa nos aprisiona?
OBS.:  
  • Responda a estas 5 perguntas no seu caderno, a partir do entendimento dos vídeos diponíveis antes desta atividade.  
  • Responda no seu caderno e, envie-me a foto pelo link abaixo.
  • Você pode usar a internet e também conversar com os colegar antes de responder.
  • Pode tirar dúvidas com o professor e fazer perguntas no grupo específico de whatsapp com o objetivo de esclarescer o que não estiver entendendo. Se necessário, chama no PV do Professor Frank Lane.
  • Número máximo de arquivos a enviar 1 (um).
  • Se o arquivo da sua resposta tiver duas ou mais páginas / duas ou mais fotos, você deve tranforma-lo em formato PDF, juntar e anexar em um único arquivo. Pesquise na internet, tem vídeos orientando como fazer no seu celular.
  • Indicação de site para conversão do arquivo das respostas (pode converter fotos da sua galeria):  
  • 👉  https://tools.pdf24.org/pt/comprimir-pdf     (Não esqueça de ir em "Todas as Ferramentas" para ver as opções disponíveis, aí é só escolher a adequada. Vamos lá! Aprenda um pouco mias. Conhecimento não tem preço!).




19ª SEMANA - 14 A 18 / 06 /2021

👉Avaliação Bimestral do 2º Período 2021


Prazo de 7 dias corridos.


21ª SEMANA - 28 A 30 / 06 /2021

Conselho de Classe e Resultado do 2º Bimestre 2021


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