quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Geografia 3º ano 2020 - 1ª Atividade do 4º Período

 EEM Monsenhor Antônio Feitosa - Missão Velha - CE (20ª CREDE)


Recursos minerais do Brasil, pág. 215 a 226



















G1 - UTFPR 2007

Em relação aos recursos minerais do Brasil, analise as proposições e assinale a alternativa que contém todas as proposições corretas.

I) A maior reserva de Ferro está na província de Carajás no Pará, com quase 80% das jazidas. É essencial ao setor elétrico devido à condutividade e maIeabiIidade.
II) O Cobre é o principal mineral exportado pelo Brasil. É extraído principalmente da hematita, magnetita, Iimonita e siderita.
III) Alumínio é extraído da bauxita por processo de eletrólise. As maiores reservas nacionais estão no Pará.
IV) O estanho é extraído da cassiterita e sua utilização tem se ampliado principalmente na formação de ligas.
V) O Manganês é o segundo minério em importância no Brasil. Sua maior utilização está na fabricação do aço, misturado ao ferro, no setor metalúrgico de ferro-liga.



Resposta correta:  III, IV e V.


UFU 2007

Com relação a produção de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, assinale a alternativa INCORRETA.



A resposta correta é: (aliás, esta questão pede a Incorreta)  A região do Quadrilátero Ferrífero possui a maior reserva de minério de ferro do mundo e constitui a segunda maior área produtora do país, depois da Serra do Carajás no Pará.


Diferentes Fontes de Energia




(ENEM- 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?


a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.


A Resposta correta é: LETRA D

A localização da região recebe alta incidência solar durante todo o ano. Assim, a melhor forma de obtenção de energia é a solar, por meio de painéis de células fotovoltaicas que captam a energia proveniente do Sol.



(UDESC) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:

a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.

b) Hidrogênio, usado como célula combustível.

c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.

d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

e) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.


A resposta correta é: LETRA D

O carvão mineral é um tipo de fonte de energia não renovável. Entre os combustíveis fósseis, é considerado o mais poluente e o mais abundante. As demais alternativas referem-se a fontes de energias alternativas renováveis.




Oferta interna de energia: combustíveis fosseis, pag.  227 a 236








(UPE) Leia a manchete a seguir:

Brasil precisa de investimento em energia limpa.
16/02/2011 - Jornal Folha de São Paulo.

Sobre o assunto tratado, é CORRETO afirmar que:

a) a biomassa, uma energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas. No entanto, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono à atmosfera.

b) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes à atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis, como a cana-de- açúcar e as plantas oleaginosas, fontes de energia originadas de produtos vegetais.

c) a Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso, que é considerado uma fonte de energia limpa renovável, inesgotável e que pode ser aproveitada indefinidamente sem causar grandes danos ecológicos.

d) lenha, energia eólica e energia solar, apesar de constituírem-se fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e destacam-se por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.

e) o maior potencial de energia limpa no Brasil está instalado na Bacia do Rio Paraná, onde se localizam grandes reservas de gás natural, um biocombustível avançado de transformação geológica, do qual é possível obterem-se hidrocarbonetos.


Resposta correta: 

LETRA B

a) Incorreta: a produção de biomassa não emite grandes quantidades de carbono à atmosfera.

b) Correta

c) Incorreta: xisto betuminoso é uma fonte de energia não renovável, ou seja, não se renova em um curto espaço de tempo na natureza.

d) Incorreta: lenha, energia eólica e energia solar são fontes renováveis de energia.

e) Incorreta: as grandes reservas de gás natural no Brasil encontram-se nas Bacias de Campos e Bacia de Santos, que constituem a reserva de pré-sal.




(FGV-SP) A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos.

No Brasil, essa energia

a) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.

b) é largamente concentrada na Amazônia.

c) representa cerca de 10% da matriz energética.

d) tem maior produção concentrada no Sudeste.

e) concorre diretamente com fontes tradicionais, como o carvão.


Resposta correta: 

LETRA A

A região Nordeste – litoral nordestino – representa cerca de 85% da geração de energia eólica no Brasil, visto que o vento brasileiro está predominantemente localizado nessa parte do Brasil. Segundo o Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, essa fonte de energia corresponde a, aproximadamente, 5% da geração de energia do Brasil.



Oferta interna de energia: energia elétrica de outras fontes, pág. 237 a 248




EXERCÍCIOS

1. O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.

a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.

b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.

c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.

d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.

e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.

 

 

2.  “Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.”

O Globo – Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.

a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.

b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.

c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.

d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.

 

 

3. (UPE) Leia a manchete a seguir:

“Brasil precisa de investimento em energia limpa”.

16/02/2011 – Jornal Folha de São Paulo.

Sobre o assunto tratado, é CORRETO afirmar que a(o)

a) biomassa, também chamada de energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas, porém, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono na atmosfera.

b) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis como a cana-de- açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais.

c) Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso que é considerado uma fonte de energia limpa renovável, não se esgota e pode ser aproveitado indefinidamente sem causar grandes danos ecológicos.

d) lenha, energia eólica e energia solar, apesar de se constituírem em fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.

e) maior potencial de energia limpa no Brasil está instalado na Bacia do Rio Paraná, onde se localizam grandes reservas de gás natural, um biocombustível avançado de transformação geológica, pois dele é possível se obterem hidrocarbonetos.

 

GABARITO

1. C

2. A

3. B



Nenhum comentário:

Postar um comentário