quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Geografia – 1º ano 2020 – 1ª Atividade – 4º Período 2020

EEM Adauto Bezerra de Barbalha 4º Bimestre 2020 

1º ano F,G e K

 
Os Climas na Terra – Página 200 (Unidade 9)



Os grandes conjuntos climáticos da Terra, pág. 202


Os Climas do Brasil, pag. 208






No mundo existem vários tipos de climas que se diferem de acordo com a localização geográfica, são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre.

A seguir as características dos principais climas que se apresentam em diferentes pontos do planeta.

Equatorial: ocorrem em áreas próximas à linha do equador, é caracterizado por altas temperaturas e grande concentração de umidade. As médias anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.


Tropical: possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa, a primeira ocorre entre os meses de maio a setembro e a segunda de outubro a abril. Os índices pluviométricos giram em torno de 1.000 a 2.000 mm.


Subtropical: é caracterizado por apresentar uma grande amplitude térmica no decorrer do ano, as chuvas são bem distribuídas e há ocorrência de queda de temperatura na estação do inverno, chegando a nevar. No verão as temperaturas são semelhantes às de clima tropical.

Temperado Oceânico: também chamado de maritimidade, o mar influencia as temperaturas tornando os invernos menos intensos, além de amenizar a estação do verão.


Temperado continental: ocorre uma grande disparidade de temperaturas entre inverno e verão, isso significa que no inverno as temperaturas são extremamente baixas até 0º e no verão as temperaturas são elevadíssimas.


Mediterrâneo: nesse restrito clima é possível perceber todas as estações do ano, apresenta verões quentes e invernos chuvosos.


Desértico: enorme amplitude térmica e índices pluviométricos baixos, algo em torno de 250 mm anuais.


Semi-árido: possui temperaturas elevadas durante o ano e chuvas irregulares, com isso os índices pluviométricos não superam 600 mm anuais.


Subpolar: os índices pluviométricos variam de 200 a 1.000 mm ao ano, na estação do inverno as temperaturas são abaixo de 0ºC e no verão se elevam para uma média de 10ºC.


Frio de montanha: independentemente do lugar do planeta, quanto mais eleva a altitude menor é a temperatura.


Polar: é caracterizado pela presença constante de neve e gelo e as temperaturas registradas sempre se encontram abaixo de zero, os invernos são extremamente rigorosos e os verões secos.


Floresta influenciada pelo clima equatorial

Floresta influenciada pelo clima equatorial
Publicado por: Eduardo de Freitas
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/climas-mundo.htm - Acesso em 25/11/2020.

Exercícios Sobre Climas Do Mundo

Estes exercícios sobre climas do mundo envolvem as transformações da atmosfera e sua influência pela atividade humana.


Questão 1

Considere as afirmações a seguir e assinale-as com C quando elas se referirem ao clima e com T quando elas se referirem ao tempo atmosférico.

a. ( ) Chove muito nessa noite intrépida.

b. ( ) O sol dessa tarde manifestou-se mais forte do que o dos outros dias. Quanto calor!

c. ( ) O frio dessa cidade não é o mesmo daquele de 40 anos atrás.

d. ( ) Conheci uma nova região recentemente. Lá, a umidade é muito menor durante boa parte do ano.

e. ( ) O céu está nublado mais uma vez em Curitiba.


Questão 2

Observe a imagem a seguir:

Paisagem montanhosa
Paisagem montanhosa

O(s) fatore(s) e elemento(s) que interfere(m) na composição climática evidenciada pela imagem é (são):

a) a altitude

b) a pressão atmosférica

c) a latitude

d) a altitude e a pressão atmosférica

e) a pressão e o índice de insolação


Questão 3

Durante sua visita a Londres, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ironizou as críticas dos ingleses sobre as condições climáticas de Manaus, onde a seleção da Inglaterra vai jogar contra a Itália em sua estreia na Copa, no dia 14 de junho. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (18), Rebelo rebateu as críticas do treinador da equipe usando bom humor e dados históricos […].

A cidade fica no meio da selva amazônica e as temperaturas e umidade são muito altas, bem acima do que em qualquer outra região do país”, afirmou na época. Durante o inverno na região, a umidade do ar pode chegar a 80%, o que preocupa as equipes.

O ministro Rebelo lembrou que o clima amazônico não é totalmente estranho aos ingleses, já que durante o Império Britânico eles chegaram a controlar até a região onde está a Guiana, hoje um país independente. Esse histórico irá contribuir para o período de adaptação dos jogadores e comissão técnica, na opinião do ministro brasileiro. “É um clima tropical que os súditos da Rainha já conheceram durante o Império e onde o sol nunca se põe”, disse Rebelo.

(PORTAL RFI, 19/03/2014. Disponível em: http://www.portugues.rfi.fr).

O texto acima revela uma polêmica envolvendo a realização da Copa do Mundo na cidade de Manaus, que foi criticada por seleções estrangeiras em função de suas condições climáticas. Um dos principais pontos apontados é a questão da umidade do ar, que tem como consequência as transformações atmosféricas apontadas a seguir, EXCETO:

a) temperaturas elevadas

b) baixa amplitude térmica

c) aumento da sensação térmica corporal

d) interrupção prolongada do regime de chuvas

e) aumento da pressão atmosférica



Questão 4

(UNIFEI)

O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I. São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade.

II. Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.

III. A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.

IV. A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.

a) Apenas I e III estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas I, II e III estão corretas.

d) Todas estão corretas.

Respostas

Resposta Questão 1

a. (T) – Chuva é um estágio momentâneo da atmosfera. Refere-se, então, ao tempo.

b. (T) – A frase descreve uma tarde de calor, ou seja, ela fala do tempo atmosférico.

c. (C) – A afirmação compara o comportamento da atmosfera de um mesmo local em um lapso temporal elevado, denotando uma característica climática.

d. (C) – A frase descreve o comportamento contínuo das condições de umidade da cidade ao longo do ano, trata-se, portanto, do clima dessa cidade.

e. (T) – O céu nublado corresponde a uma característica momentânea da atmosfera, ou seja, o tempo de Curitiba naquele instante.


Resposta Questão 2

A paisagem apresentada na imagem refere-se a um clima típico de regiões montanhosas, em que a altitude e a baixa pressão atmosférica exercem uma decisiva influência para determinar as baixas temperaturas, a maior incidência de ventos e a maior taxa de precipitações.

Alternativa correta: letra D.


Resposta Questão 3

A elevada umidade da Amazônia contribui para o aumento das temperaturas e da sensação térmica, uma vez que a água presente no ar em forma de vapor contribui para uma maior retenção do calor. Esse mesmo mecanismo corrobora para as baixas amplitudes térmicas (variações nas temperaturas) e também para o aumento da pressão atmosférica.

Altos índices de umidade, no entanto, não necessariamente provocam a interrupção dos índices de chuva, ao contrário do que indica a letra D.


Resposta Questão 4

I. Correta – A latitude, a altitude, as massas de ar e a continentalidade são fatores climáticos, isto é, são elementos determinantes para o comportamento das variações do clima.

II. Correta – As ilhas de calor formam-se exclusivamente em áreas urbanas e são resultantes da remoção da vegetação e da construção de uma grande quantidade de prédios em um determinado espaço.

III. Correta – A variação das massas de ar contribui para as transformações no clima.

IV. Correta – Apesar de ser considerada um problema urbano, a inversão térmica é um fenômeno natural típico de ambientes e períodos frios, em que as baixas temperaturas formam uma camada de ar que impede a circulação atmosférica local, contribuindo para dificultar a dispersão de poluentes emitidos na atmosfera.

Alternativa correta: letra D.





Nenhum comentário:

Postar um comentário