EEM Adauto Bezerra de Barbalha
Geografia 3º ano “I”
Natureza, sociedade e
meio ambiente, pág. 216 (Unidade 9)
A natureza como fonte de recursos, pág. 218
Problemas Ambientais:
Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização
Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização
Recursos renováveis
- São recursos que podem se renovar, regenerar. Esses recursos incluem novas presas nascidas, decomposição de detrito orgânicos, etc.
- São recursos que podem se renovar, regenerar. Esses recursos incluem novas presas nascidas, decomposição de detrito orgânicos, etc.
Recursos não-renováveis
- Não podem ser regenerados. Isso acontece com o espaço. Uma vez ocupado, ele torna-se indisponível para outros indivíduos. Só pode ser reutilizado quando é abandonado.
- Não podem ser regenerados. Isso acontece com o espaço. Uma vez ocupado, ele torna-se indisponível para outros indivíduos. Só pode ser reutilizado quando é abandonado.
Extrativismo
Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos que está à disposição do homem sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral.
Animal:
Mineral:
Vegetal:
PARÓDIA
Natureza como fonte de recursos economicos
Com desejo ardente em utilizar a natureza como fontes de recursos econômicos, os seres humanos estão se esquecendo de que a natureza é uma fonte de vida que garante a sua própria existência e que sem a natureza o ser humano não tem como sobreviver.
Os indígenas possuem uma visão completamente contrária de nossa sociedade, estes reconhecem à importância da natureza e a vêem como fonte de vida.
A natureza como fonte de recursoszzztar texto inteiro
O desenvolvimento sustentável, pág. 228
O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.
Sabemos que existem os recursos naturais não renováveis, ou seja, aqueles que não podem renovar-se naturalmente ou pela intervenção humana, tais como o petróleo e os minérios; e que também existem os recursos naturais renováveis. No entanto, é errôneo pensar que esses últimos sejam inesgotáveis, pois o seu uso indevido poderá extinguir a sua disponibilidade na natureza, com exceção dos ventos e da luz solar, que não são diretamente afetados pelas práticas de exploração econômica.
Dessa forma, é preciso adotar medidas para conservar esses recursos, não tão somente para que eles continuem disponíveis futuramente, mas também para diminuir ou eliminar os impactos ambientais gerados pela exploração predatória. Assim, o ambiente das florestas e demais áreas naturais, além dos cursos d'água, o solo e outros elementos necessitam de certo cuidado para continuarem disponíveis e não haver nenhum tipo de prejuízo para a sociedade e o meio ambiente.
A história do conceito de Desenvolvimento Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável foi oficialmente declarado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, e, por isso, também chamada de Conferência de Estocolmo. A importância da elaboração do conceito, nessa época, foi a de unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.
Em 1987, foi elaborado o Relatório “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido como Relatório Brundtland, que formalizou o termo desenvolvimento sustentável e o tornou de conhecimento público mundial. Em 1992, durante a ECO-92, o conceito “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” tornou-se o eixo principal da conferência, concentrando os esforços internacionais para o atendimento dessa premissa. Com esse objetivo, foi elaborada a Agenda 21, com vistas a diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo e do crescimento da economia pelo mundo.
Medidas sustentáveis
Dentre as medidas que podem ser adotadas tanto pelos governos quanto pela sociedade civil em geral para a construção de um mundo pautado na sustentabilidade, podemos citar:
- redução ou eliminação do desmatamento;
- reflorestamento de áreas naturais devastadas;
- preservação das áreas de proteção ambiental, como reservas e unidades de conservação de matas ciliares;
- fiscalização, por parte do governo e da população, de atos de degradação ao meio ambiente;
- adoção da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) ou dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);
- contenção na produção de lixo e direcioná-lo corretamente para a diminuição de seus impactos;
- diminuição da incidência de queimadas;
- diminuição da emissão de poluentes na atmosfera, tanto pelas chaminés das indústrias quanto pelos escapamentos de veículos e outros;
- opção por fontes limpas de produção de energia que não gerem impactos ambientais em larga e média escala;
- adoção de formas de conscientizar o meio político e social das medidas acimas apresentadas.
Essas medidas são, portanto, formas viáveis e práticas de se construir uma sociedade sustentável que não comprometa o meio natural tanto na atualidade quanto para o futuro a médio e longo prazo.
Por Me. Rodolfo Alves Pena
EXERCÍCIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O que é desenvolvimento sustentável?
(UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?
Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável?
Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.
(UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas, o conceito de desenvolvimento sustentável é: “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
A utilização de recursos deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, de forma que o crescimento econômico não venha a agredir irreparavelmente os ecossistemas e possa, ao mesmo tempo, suprir as necessidades do presente.
a) Falso – O desenvolvimento sustentável tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento econômico e social sem comprometer as futuras gerações no que se refere à destruição dos recursos naturais.
b) Falso – Deve haver sustentabilidade no processo de desenvolvimento econômico.
c) Falso – Conforme o conceito de desenvolvimento sustentável, a utilização dos recursos naturais deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, sendo sua utilização, necessária para o crescimento econômico.
d) Verdadeiro – O desenvolvimento sustentável objetiva proporcionar o desenvolvimento socioeconômico de forma planejada e em harmonia com o meio ambiente, de forma que não comprometa a capacidade de suprir as necessidades das futuras gerações.
e) Falso – Visa propor uma mudança de atitude para que não se comprometa o meio ambiente.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza. Portanto, para que seja realizado o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, faz-se necessário a utilização racional dos recursos naturais, redução do uso de matérias primas, aumento da reutilização e reciclagem, utilização de fontes energéticas renováveis, entre outros fatores.
Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão:
- Implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental;
- Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
- Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
- Elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental;
- Redução do consumo de energia;
- Desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis;
- Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. Algumas atitudes são:
Evitar o consumismo desnecessário;
Diminuir o desperdício de água;
Adquirir produtos biodegradáveis;
Evitar os produtos descartáveis;
Utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo;
Realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.
a) Falso – O meio ambiente é de extrema importância para os seres humanos, porém, é impossível viver no meio sem ter que alterá-lo de alguma forma, portanto, a natureza não é intocável.
b) Falso – Todos os países devem praticar o modelo de desenvolvimento sustentável, não ficando restrito apenas para os países em desenvolvimento. Atualmente, os países subdesenvolvidos, em sua maioria, não praticam o desenvolvimento sustentável, intensificando a utilização dos recursos naturais e degradando o meio ambiente, como, por exemplo, a China.
c) Falso – O crescimento econômico baseado no desenvolvimento sustentável visa aliar as atividades econômicas à preservação ambiental, promovendo o uso racional dos recursos naturais.
d) Verdadeiro – O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
e) Falso – Deve haver uma colaboração dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, porém, não deve ocorrer o financiamento integral desse processo de desenvolvimento econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário