sexta-feira, 26 de junho de 2020

Geografia – 3º ano 2020 – 2ª Atividade – 2º Período 2020

EEM Adauto Bezerra de Barbalha

 Geografia

3º ano “I”

 

Unidade 4 – O Subdesenvolvimento - pág.  88 à 110

 

Conceitos:

 

  • Ø Mundialização
  • Ø Aumento das desigualdades
  • Ø Concentração da acumulação
  • Ø Limite de Pobreza (U$ 3,10 / dia)
  • Ø Limite de Pobreza extrema ou indigência (U$ 1,90 / dia)

 



Desenvolvimento  X  Subdesenvolvimento

Colonizadores  X  Colonizados

Descolonização  X  Desigualdades (segunda metade do Século XX)



Oito objetivos de desenvolvimento do milênio – ONU 2000 (reafirmados em 2015)

  • Ø Acabar com a fome
  • Ø Educação básica para todos
  • Ø Igualdade entre os sexos
  • Ø Redução da mortalidade infantil
  • Ø Melhorar a saúde das gestantes
  • Ø Combater a AIDS, Malária ...
  • Ø Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
  • Ø Trabalho e renda para todos

 



Países ricos ou centrais

Países pobres ou periféricos

 

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (Brasil – 0,755)

  • Ø Alfabetização e escolarização
  • Ø Expectativa de vida
  • Ø Renda per capta

 

 


Origens históricas do subdesenvolvimento

  • Ø Colonização (povoamento  x  exploração)
  • Ø Pacto colonial
  • Ø Escravidão
  • Ø Dominação / conquistas / exploração
  • Ø Elites dominantes / oligarquias
  • Ø Corrupção / imperialismo
  • Ø Negociação de privilégios

 

 


O subdesenvolvimento e suas características

(PIB investido em Educação no Brasil – 5,8%)

  • Ø Precárias condições de vida
  • Ø Dependência econômica, financeira e tecnológica
  • Ø Endividamento externo

 

 

 

Índice de Gini (mede a desigualdade social)

 

 

 

Índice de desigualdade de gênero – IDG

(Brasil ocupa a 71ª posição no ranking mundial – 0,694)




  • Ø Mulheres ganham em média 20% menos do que homens nas mesmas funções
  • Ø No mundo todo, a participação feminina na política ainda é bastante inferior à do seu oposto masculino.
  • Ø Divisão das tarefas domesticas – há um desequilíbrio muito grande
  • Ø A religião e a cultura são fatores determinantes no grau de desigualdade social entre os sexos em todo o mundo

 


 

Responda no seu caderno as questões das páginas 106 e 107 (apenas respostas).

 

Só responda ao questionário após o estudo do material disponibilizado e orientado. O questionário é apenas o gabarito que você deve responder conforme a ordem das questões em seu livro didático (páginas 110 a 113).

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário