Sociologia
3º Bimestre 2021
EEM Adauto Bezerra (1º K)
Professor Frank Lane
Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)
Sociologia 1º ano do Ensino Médio
Narrativas sociais;
Pensamento clássico e contemporâneo da sociologia;
As diversas linguagens e narrativas sociais como expressões culturais no tempo e no espaço, considerando diversas matrizes africanas, ameríndias;
Fontes orais, visuais, audiovisuais, escritas e virtuais.
O que é a sociedade?
Extra:
Antropologia brasileira
Antropologia Brasileira: consolidação, relações raciais e Antropologia urbana.
22ª SEMANA - 03 A 06 / 08 /2021
Semana Pedagógica
DIA 03/08 – Jornada Pedagógica 2021.2 – Alinhamento para a retomada das aulas no 2º semetre.
DIA 04/08 – Jornada Pedagógica 2021.2 – Encontro PDTs/Formação com AGI
DIA 05/08 – Jornada Pedagógica 2021.2 – Encontro por área/Apresentação do Novo Ensino Médio/PNLD – Objeto 2
DIA 06/08 – Jornada Pedagógica 2021.2 – Escolha do PNLD Objeto 2/Acolhida aos alunos
23ª SEMANA - 09 A 13 / 08 /2021
Livro didático - Capítulo 4
Antropologia brasileira (pág. 80 a 91)
Assista ao Vídeo
👇
Antropologia brasileira
Assista ao Vídeo
👇
MAPA MENTAL
👉Frequência de 09 a 13 de agosto de 2021
24ª SEMANA - 16 A 20 / 08 /2021
👉Atividade Avaliativa (prazo de entrega 20/08/2021)
👉Frequência de 16 a 20 de agosto de 2021
25ª SEMANA - 23 A 27 / 08 /2021
....
👉Sergio Buarque de Holanda - a cordialidade brasileira
👉Frequência de 23 a 27 de agosto de 2021
26ª SEMANA - 30 / 08 A 03 / 09 /2021
....
👉Atividade Avaliativa (prazo de entrega 30/08 a 03/09/2021)
👉Frequência de 30/08 a 09 de setembro de 2021
27ª SEMANA - 06 A 10 / 09 /2021
....
REVISÃO
REPOSIÇÃO DE ATIVIDADES
INTRODUÇÃO A:
Antropologia Brasileira: consolidação, relações raciais e Antropologia urbana.
👉Frequência de 06 A 10 de setembro de 2021
28ª SEMANA - 13 A 17 / 09 /2021
....
Introdução
Juntamente com a Sociologia e Ciência Política, a Antropologia é uma das áreas do conhecimento que faz parte das chamadas Ciências Sociais.
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
A concepção de cultura entendida pelos antropólogos é bastante ampla e leva em consideração as religiões, os mitos, rituais, hábitos alimentares, de moradia, de convivência, crenças, manifestações folclóricas e relações de parentesco.
Todos esses elementos culturais são aprendidos dentro das sociedades e compartilhados pelos indivíduos que a compõe.
O conceito de cultura entendido pela Antropologia é, portanto, mais amplo do que o entendido pelo senso comum, que tende a considerar cultura como sendo apenas as músicas, museus, peças de teatro, cinema e exposições de arte, ou seja, manifestações culturais compartilhadas por um determinado grupo social, geralmente, a elite da sociedade em que vivem.
A Antropologia procura eliminar esse conceito rígido e que leva em conta apenas as demonstrações culturais de uma parte da sociedade em que estuda, pretendendo assim, reconhecer novos elementos culturais provenientes de outros setores sociais.
A tentativa dos antropólogos é de quebrar paradigmas, afastar concepções do senso comum e que de alguma forma se mostrem preconceituosas em relação ao outro.
A Antropologia enquanto ciência pode ser dividida em duas grandes áreas ligadas a seus objetos de estudo: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Social ou Cultural.
Antropologia Biológica
Essa grande área da Antropologia tem como principal foco o estudo da evoluçãoe adaptação humana nos mais diversos ambientes.
A Antropologia Biológica usa de elementos das ciências naturais como a química e biologia para entender a relação da sociedade com o meio ambiente em que ela se estabeleceu.
Antropologia Social
O foco de estudo da Antropologia Social são as análises políticas e culturais que ocorrem com frequência na sociedade objeto de estudo.
A maneira como elementos religiosos, artísticos, costumes, mitos, rituais e a forma como o indivíduo se vê e se entende na sociedadeda qual ele faz parte são observados nas pesquisas de Antropologia Social.
O polonês Bronislaw Malinowski é considerado o pai da Antropologia Social por seus escritos sobre sociedades do Pacífico Sul e Melanésia.
Outros antropólogos como Evans Pritchard, Franz Boas e Radcliffe-Brown também se destacam em suas pesquisas de campo e diários de viagens sobre diferentes sociedades.
O método de pesquisa Antropológico
Assim como na Sociologia, que buscou elementos para caracterizá-la como ciência e colaborar com os estudos sociológicos, os antropólogos desenvolveram também um método de pesquisa e observação próprio para colaborar com os estudos e observações sociais.
O método de pesquisa antropológico tem o nome de etnografia.
A etnografia tem como objetivo observar e descrever os diversos aspectos sociais da vida do grupo que está sendo estudado. Durante as observações, o pesquisador vive em meio aquela sociedade, observa fatos, fenômenos, acontecimentos, expressões artísticas e culturais.
Com os dados descritivos obtidos durante o estudo de campo, o pesquisador apresenta juntamente com pesquisa bibliográfica, as características socioculturais da sociedade escolhida como objeto.
Ao fazer a coleta etnográfica dos dados o antropólogo pode apenas observar, se comportando então como observador, ou pode também se integrar à sociedade e participar de atividades cotidianas. Neste caso, ele atua como observador participante.
Alteridade
Alteridade é o termo utilizado para designar a interação do eu enquanto indivíduo com o outro, dentro da sociedade.
Ou seja, de que maneira um indivíduo social com suas visões, crenças e valores, interage e se relaciona com o outro, com o diferente. A existência do eu enquanto ser social depende da interação com o outro.
A visão do outro pelo individuo pode acontecer dentro de seres sociais da mesma sociedade ou de sociedades diferentes.
Ao selecionar uma sociedade para a realização da observação participante, o antropólogo aplica o conceito de alteridade em relação ao nativo, da mesma que o nativo aplica o conceito em relação ao antropólogo.
Assista ao vídeo:
👉O que é ANTROPOLOGIA? - Antropológica
Exercícios
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
29ª SEMANA - 20 A 24 / 09 /2021
....
30ª SEMANA - 27/09 A 01 / 10 /2021
....
31ª SEMANA - 04 A 08 / 10 /2021
....
Recuperações Bimestrais 2021
1º Bimestre
Clique e vá para o 👉"Conteúdo"
Clique e responda a 👉"Avaliação"
2º Bimestre
Clique e vá para o 👉"Conteúdo"
Clique e responda a 👉"Avaliação"
3º Bimestre
"Conteúdo" está nesta página, é só usar a barra de rolagem
Clique e responda a 👉"Avaliação"
Obs.: clique sobre o título para acessar.
Quando estiver ativo ele lhe dará o acesso.
Se não estiver ativo é porque o professor ainda irá postar.
Aguarde que ele informará no grupo do WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário