Geografia 2º ano do ensino médio 2021
EEM Adauto Bezerra (2º J)
EEM Monsenhor Antônio Feitosa (2ºs F e G)
Professor Frank Lane (você pode me chamar assim)
Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)
Geografia 2º ano do Ensino Médio
A dinâmica populacional do Brasil e o processo de sua inserção na economia mundial ao longo do tempo;
Deslocamentos populacionais, diásporas, migrações globais e o multiculturalismo;
Formação, caracterização e ocupação do território brasileiro;
O processo de formação e desenvolvimento regional do Brasil;
A regionalização dos territórios e a nacionalidade;
As subdivisões regionais e suas particularidades;
Produção do espaço geográfico brasileiro e cearense;
Indústrias: Tipos de Indústrias e de Industrialização;
As revoluções Industriais e o trabalho;
Estrutura Agrária e movimentos sociais do campo;
O espaço e a produção agropecuária brasileira;
Sistemas sustentáveis de produção agrícola: o Manejo Sustentável de Florestas, a Agricultura Orgânica, a Agricultura Biodinâmica; o Plantio Direto na Palha, Agroecologia, etc.
Crescimento demográfico e suas fases;
O trabalho no Brasil PEA e PEI;
A revolução Industrial e o processo de desenvolvimento do capitalismo:Taylorismo/Fordismo/Toyotismo;
A PEA atual e o mercado de trabalho.
1ª SEMANA - 08 A 12 / 02 /2021
Ainda precisamos entender o que estudar na geografia...
2ª SEMANA - 15 A 19 / 02 /2021
Texto: Tipos de Indústrias
Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.
Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.
Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Tipos de Indústrias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-industrias.htm. Acesso em 11 de fevereiro de 2021 às 09:30.
Atividade Avaliativa (1)
Questão 1
O setor industrial é um importante elemento da economia de vários países, principalmente das nações mais desenvolvidas. Como se caracteriza esse setor?
Questão 2
O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:
a) Indústria de bens de consumo
b) Indústrias extrativas
c) Indústrias de bens de produção
d) Indústrias de equipamentos
Questão 3
(UFPR)
Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a) A indústria tradicional é pouco automatizada e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção.
b) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia.
c) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.
d) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.
e) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.
Questão 4
A indústria de bens de consumo fabrica produtos que são consumidos pela população em geral, sendo ramificada em dois seguimentos. Aponte as principais características da:
a) Indústria de bens duráveis
b) Indústria de bens não-duráveis
Questão 5
O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.
a) Indústria moderna
b) Indústria de ponta
c) Indústria tradicional
d) Indústria de bens de consumo
e) Indústria de bens intermediários
Respostas:
Questão 1
A indústria consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.
Questão 2
Alternativa correta: letra “a”.
a) Verdadeiro – As indústrias de bens de consumo, também chamadas de indústrias leves, têm sua produção direcionada para o mercado consumidor. Elas podem ser de bens duráveis e de bens não-duráveis.
b) Falso – A indústria extrativa é uma vertente das indústrias de bens de produção. Elas exploram produtos de origem vegetal, animal e mineral. Sua produção, a maioria, é destinada a outros setores industriais.
c) Falso – São as indústrias que proporcionarão aparato para o desenvolvimento de outros segmentos industriais, ou seja, bens usados por outras indústrias em seu processo de produção e distribuição, como máquinas e equipamentos.
d) Falso – A indústria de equipamento é um segmento das indústrias de bens de produção, ou seja, realizam a transformação de bens naturais ou semimanufaturados e representam o alicerce do conjunto das indústrias de bens de consumo.
Questão 3
a) Verdadeiro – As indústrias tradicionais utilizam pouco aparato tecnológico, sendo equipadas com máquinas pesadas. Para o processamento industrial é necessária muita mão de obra. Exemplo: metalúrgicas e siderúrgicas.
b) Verdadeiro – A indústria pesada, também denominada indústria de bens de produção, consome grandes quantidades de matéria-prima no processo industrial. São responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas obtidas na natureza em matérias-primas processadas, destinado sua produção para a estruturação de outros segmentos industriais. Exemplo: siderúrgicas e refinarias.
c) Verdadeiro – A indústria de base produz bens de capital que serão utilizados por outras indústrias em seu processo de produção, como por exemplo, máquinas, ferramentas e equipamentos.
d) Falso – A indústria de bens duráveis fabrica produtos destinados diretamente ao mercado consumidor. Exemplos: indústrias automobilísticas e eletroeletrônicos.
e) Falso – Os produtos farmacêuticos não são matéria-prima para a indústria de acabamento. Esses produtos são destinados para o mercado consumidor, sendo, portanto, fabricados pelas indústrias de bens de consumo.
a) Indústria de bens duráveis
As indústrias de bens duráveis produzem mercadorias não-perecíveis que são destinadas diretamente aos consumidores. Exemplos: móveis, automóveis, computadores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, comunicação, etc.
b) Indústria de bens não-duráveis
As indústrias de bens não-duráveis fabricam mercadorias diretamente para o mercado consumidor. Ela se caracteriza por produzir mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado. Exemplos: alimentícia, bebidas, cigarro, têxtil, calçados, cremes dentais, sabonetes, xampus, entre outros.
Questão 5
Alternativa correta: letra “c”
a) Falso – Possui aparato tecnológico e avançado nível de automação no processamento industrial. Exemplos: montadoras de carro e petroquímicas.
b) Falso – A indústrias de ponta são altamente desenvolvidas tecnologicamente, com grandes investimentos em pesquisas científicas. Produzem recursos extremamente sofisticados. Exemplos: informática, aeroespacial, biotecnologia, etc.
c) Verdadeiro – As indústrias tradicionais possuem pouco recurso tecnológico em seu processo de fabricação. Utilizam máquinas pesadas e muita mão de obra.
d) Falso – A indústria de bens de consumo utiliza recursos tecnológicos, como a robotização das atividades e a utilização de computadores.
e) Falso – Esse tipo de segmento industrial necessita de recursos tecnológicos para atingir eficiência no processo produtivo. Ele é equipado com máquinas modernas, computadores, robôs, entre outros recursos tecnológicos.
👉Frequência 2ª semana de 15 a 19/02/2021
3ª SEMANA - 22 A 26 / 02 /2021
A revolução Industrial e o processo de desenvolvimento do capitalismo: 👉 Taylorismo/Fordismo/Toyotismo.
4ª SEMANA - 01 A 05 / 03 /2021
Atividade Avaliativa (2)
Questão (1)
A posição central ocupada pela técnica é fundamental para explicar a atual fase do capitalismo em que se insere o pós-fordismo. Essa nova forma de organização da produção promove o seguinte conjunto de consequências:
a) retração do setor de comércio e serviços; ampliação de um mercado consumidor seletivo, diversificado e sofisticado.
b) intensificação das estratégias de produção e consumo a nível internacional; redução do fluxo de informação e dos veículos de propaganda.
c) redução da distância dos estabelecimentos industriais e comerciais; acelerado ritmo de inovações do produto com mercados pouco especializados.
d) crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
Questão (2)
Quais as principais características do taylorismo?
a) O operário deve se especializar em uma parte da linha de produção; intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos; a principal consequência é a alienação, pois a realização de atividades repetitivas gera uma alienação física, além da alienação ideológica que estes são sujeitos, entendendo como uma situação normal o processo de divisão e maximização da produção.
b) Aplicação de métodos científicos, planejamento das etapas de trabalho; treinamento de trabalhadores; emprego do conhecimento do processo produtivo como ferramenta exclusiva do gerente; especialização do trabalho; controle da produção mediante supervisão das atividades e do tempo de trabalho do operário.
c) Divisão do trabalho; maximização da produção e minimização do tempo; redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação; Verticalização e racionalização da produção; aperfeiçoamento da linha de montagem; aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem; consumo em massa.
d) Crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
Questão (3)
Quais as principais características do fordismo?
a) Crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
b) Aplicação de métodos científicos, planejamento das etapas de trabalho; treinamento de trabalhadores; emprego do conhecimento do processo produtivo como ferramenta exclusiva do gerente; especialização do trabalho; controle da produção mediante supervisão das atividades e do tempo de trabalho do operário.
c) - Divisão do trabalho; maximização da produção e minimização do tempo; redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação; Verticalização e racionalização da produção; aperfeiçoamento da linha de montagem; aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem; consumo em massa.
d) O operário deve se especializar em uma parte da linha de produção; intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos; a principal consequência é a alienação, pois a realização de atividades repetitivas gera uma alienação física, além da alienação ideológica que estes são sujeitos, entendendo como uma situação normal o processo de divisão e maximização da produção.
Questão (4)
Qual o perfil do operário ideal para os modelos taylorista e fordista? Aponte as principais consequências para os operários desses modelos de produção.
a) Aplicação de métodos científicos, planejamento das etapas de trabalho; treinamento de trabalhadores; emprego do conhecimento do processo produtivo como ferramenta exclusiva do gerente; especialização do trabalho; controle da produção mediante supervisão das atividades e do tempo de trabalho do operário.
b) Crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
c) Divisão do trabalho; maximização da produção e minimização do tempo; redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação; Verticalização e racionalização da produção; aperfeiçoamento da linha de montagem; aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem; consumo em massa.
d) O operário deve se especializar em uma parte da linha de produção; intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos; a principal consequência é a alienação, pois a realização de atividades repetitivas gera uma alienação física, além da alienação ideológica que estes são sujeitos, entendendo como uma situação normal o processo de divisão e maximização da produção.
Questão (5)
(UERJ)
Utilize as informações abaixo para responder a questão.
taylorismo
- separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos
- racionalização da produção
- controle do tempo
- estabelecimento de níveis mínimos de produtividade.
Fordismo
- produção e consumo em massa
- extrema especialização do trabalho
- rígida padronização da produção
- linha de montagem
Pós-fordismo
- estratégia de produção e consumo em escala planetária.
- valorização da pesquisa científica
- desenvolvimento de novas tecnologias
- flexibilização dos contratos de trabalho
Pelas características dos modelos produtivos do momento da Segunda Revolução Industrial, é possível afirmar que o fordismo absorveu certos aspectos do taylorismo, incorporando novas características. Essa afirmação se justifica, dentre outras razões, porque os objetivos do fordismo, principalmente, pressupunham:
a) elevada qualificação intelectual do trabalhador ligada ao controle de tarefas sofisticadas.
b) altos ganhos de produtividade vinculada a estratégias flexíveis de divisão do trabalho na linha de montagem.
c) redução do custo de produção associada às potencialidades de consumo dos próprios operários das fábricas.
d) máxima utilização do tempo de trabalho do operário relacionada à despreocupação com os contratos de trabalhos.
Questão (6)
(UERJ)
Utilize as informações abaixo para responder a questão.
taylorismo
- separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos
- racionalização da produção
- controle do tempo
- estabelecimento de níveis mínimos de produtividade.
Fordismo
- produção e consumo em massa
- extrema especialização do trabalho
- rígida padronização da produção
- linha de montagem
Pós-fordismo
- estratégia de produção e consumo em escala planetária.
- valorização da pesquisa científica
- desenvolvimento de novas tecnologias
- flexibilização dos contratos de trabalho
A posição central ocupada pela técnica é fundamental para explicar a atual fase do capitalismo em que se insere o pós-fordismo. Essa nova forma de organização da produção promove o seguinte conjunto de consequências:
a) retração do setor de comércio e serviços; ampliação de um mercado consumidor seletivo, diversificado e sofisticado.
b) intensificação das estratégias de produção e consumo a nível internacional; redução do fluxo de informação e dos veículos de propaganda.
c) redução da distância dos estabelecimentos industriais e comerciais; acelerado ritmo de inovações do produto com mercados pouco especializados.
d) crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
Respostas:
Questão (1)
a) Falso – Não há retração no setor de comércios e serviços.
b) Falso – Os fluxos de informação e dos veículos de propaganda são de fundamental importância no atual estágio do capitalismo.
c) Falso – Os mercados são extremamente especializados.
d) Verdadeiro – A atual fase do capitalismo busca a terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição na busca pela redução de custos e, consequentemente, obter maior lucratividade, ocorre também a grande concentração de capitais e formação de conglomerados.
Questão (2)
Frederick Taylor (1856 – 1915) concebeu o que se denominaria taylorismo, que se caracteriza por:
- Aplicação de métodos científicos para obter uniformidade na produção e reduzir custos.
- Planejamento das etapas de trabalho visando o aumento da produção.
- Treinamento de trabalhadores para produzir mais e com mais qualidade.
- O conhecimento do processo produtivo era uma tarefa exclusiva do gerente.
- Especialização do trabalho.
- Inserção de supervisão funcional e do planejamento de cargos e tarefas (todas as fases do trabalho devem ser acompanhadas, o que aumenta o controle sobre a atividade e o tempo de trabalho do operário).
Resposta correta letra "b".
Questão (3)
Implantado pelo empresário Henry Ford (1863 – 1947) na produção de automóveis, no início do século XX. Suas principais características são:
- Divisão do trabalho.
- Maximização da produção e minimização do tempo.
- Redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação.
- Verticalização e racionalização da produção.
- Aperfeiçoamento da linha de montagem.
- Aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem.
- Consumo em massa.
Resposta correta letra "c".
Questão (4)
Resposta correta letra "d".
Questão (5)
a) Falso – Não era necessária qualificação intelectual para realizar as atividades na linha de produção do fordismo.
b) Falso – Não havia flexibilidade de divisão do trabalho na linha de montagem, pois cada operário se especializava em uma determinada parte do processo produtivo.
c) Verdadeiro – Henry Ford popularizou o automóvel como mercadoria, ao aumentar o volume da produção e ao possibilitar que os próprios funcionários da indústria comprassem os veículos.
d) Falso – Nesse período já havia certa preocupação com as leis trabalhistas.
Questão (6)
a) Falso – Não há retração no setor de comércios e serviços.
b) Falso – Os fluxos de informação e dos veículos de propaganda são de fundamental importância no atual estágio do capitalismo.
c) Falso – Os mercados são extremamente especializados.
d) Verdadeiro – A atual fase do capitalismo busca a terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição na busca pela redução de custos e, consequentemente, obter maior lucratividade, ocorre também a grande concentração de capitais e formação de conglomerados.
5ª SEMANA - 08 A 12 / 03 /2021
Olá!
Bom dia, boa tarde ou boa noite!
Nesta semana teremos a nossa primeira avaliação de Geografia em 2021, dê apenas o seu melhor e faça com atenção e calma.
Tire dúvidas voltando ao blog e consultando o material dado até aqui.
Esta avaliação ficará disponível durante uma semana e não tem limite de tempo para relalizá-la.
Você pode levar o tempo que for necessário, porém, tem que concluí-la até o prazo.
As informações não ficam salvas parcialmente, ou seja, se você fechar antes de concluir e enviar, quando abrir novamente terá que refazer tudo.
ATENÇÃO: Sempre que você fechar e abrir, as alternativas mudam de posição, assim como abre diferente em cada celular.
Você poderá enviar mais de uma resposta, até que esteja satisfeito(a) com o seu aprendizado e a sua nota.
Durante a semana ainda poderá tirar dúvidas comigo pelo WhatsApp.
Boa avaliação!
Professor Frank Lane Macêdo Machado
👉 Avaliação parcial - 1º bimestre 2021
(Prazo de devolutiva 10 a 16/03/2021 ás 23:59)
6ª SEMANA - 15 A 19 / 03 /2021
Você só terá uma única chace. Faça como você realmente se sente em relação a cada conteúdo, a cada questão.
Clique no link para acessar:
👇
7ª SEMANA - 22 A 26 / 03 /2021
Produção do espaço geográfico brasileiro.
Quando falamos em espaços rurais, lembramos das localidades ligadas à agricultura e a pecuária, atividades diretamente relacionadas à produção de alimentos e matérias primas.
Mas, o que é agricultura?
Como estão dividos os setores da economia?
O que é a pecuária?
O que é o extrativismo (mineral, animal e vegetal)?
👉 Espaço Agrário: Sistemas agrícolas | Geografia | Prof. Leandro Almeida
Dúvidas Descobertas Coisas importantes para lembrar
O mais importante é aprender para você! O conhecimento é seu e ninguém toma.
8ª SEMANA - 28/03 A 02 / 04 /2021
Produção do espaço geográfico cearense.
👉Formação do território cearense - A Invenção do Ceará - parte 1
👉Formação do território cearense - A Invenção do Ceará - parte 2
Sertões de fora e Sertões de detro
Capstrano de Abreu (Historiador)
Forte Santiago na Barra do Ceará e o Forte Schoonenborch, erguido às margens do Riacho Pajeú
(Fortaleza - sede administrativa e defensiva)
Os holandeses expulsos (Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção)
Criação de Gado (bovino) interiorisado
Feijão
Farinha de Mandioca
Indígenas aldeiados
Mão de Obra escrava
Lei de terras (1850)
Propriedade privada
Cana de açucar
Algodão (arbóreo)
Litoral (Zona da Mata), Agreste e Sertão
Falta de planejamento urbano (crescimento desordenado)
Agricultura de subsitência (roça, broca, coivara, enchada, foice, machado, carro de boi)
Monoculturas (banana - Fazenda Barreiras-mecanizada)
Espaços contraditórios
👉 Frequência 8ª semana de 28/03 a 02/04/2021
9ª SEMANA - 05 A 09 / 04 /2021
👉Avaliação Complementar de Nota ACN
1º Período 2021
10ª SEMANA - 12 A 16 / 04 /2021
A produção do Espaço Geogrpafico e o meio ambinte terrestre.
👉O espaço geográfico e o território usado. Minha leitura da obra de Milton Santos.
O espaço geográfico, o território usado e o lugar são conceitos estruturantes do edifício teórico e metodológico proposto pela Geografia Nova.
- O Espaço é uma totalidade
- Instância (que se impões - abstrato)
- Espaço historicisando pelo uso
- Território usado (produzido e reproduzido)
- Formação econômica e social
- Tecnoesfera (complementar à infraestrutura aos serviços e à produção)
- Desigulaldades socioespaciais
- Psicoesfera (reconfigrar as mentes para uma ação da modernidade)
- Iteração da Tecnoesfera com a Psicoesfera
- Território nosso, do ser comum, abrigo (há uma concorrência, lutas constantes)
- Relações sociais X poder político
👉 Frequência 10ª semana de 12 a 16/04/2021
11ª SEMANA - 19 A 23 / 04 /2021
11ª SEMANA - 19 À 23 / 04 /2021
Encerramento do 1º bimestre, apresentação de rendimento e participação individual. Introdução do 2º bimestre com apresentação do conteúdo da Matriz Curricular.
2º Bimestre 2021
Ótima a aula hj
ResponderExcluirAula incrivel
ResponderExcluirBoa
ResponderExcluirGerlania de Sousa dos santos 2°j
ResponderExcluir