terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

1º ano 2021 - Geografia 1º bimestre

 Geografia 1º ano do ensino médio 2021

EEM Adauto Bezerra (1ºs F, G e K)

EEM Monsenhor Antônio Feitosa (1ºs E e H)


Professor Frank Lane (você pode me chamar assim)










Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.



Matriz de Conhecimentos Básicos 2021 (SEDUC-CE)

Geografia 1º ano do Ensino Médio


Mapas (mapas territoriais oficiais e os mapas territoriais étnicos, oficiais ou não, dentre outros tipos de mapas), Atlas e escalas;

Geoprocessamento, sensoriamento remoto e tecnologias de localização e posicionamento; 

A dicotomia geográfica; 

Evolução das paisagens e as mudanças climáticas. Evolução do planeta Terra; 

Tempo histórico x Tempo geológico; 

Os desafios da relação homem-natureza na sociedade de consumo; 

A dinâmica de processos naturais (Climatologia, Hidrologia, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Ecologia) suas causas e consequências para o planeta; 

Conceito e aplicabilidade de território e fronteira; 

Estado e nação.



1ª semana - 08 a 12 / 02 /2021


Ainda precisamos entender o que estudar na geografia...








































2ª SEMANA - 15 A 19 / 02 /2021

Texto: Geografia e Espaço Geográfico

Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.

Basicamente o aluno de Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. ... Porém, seus estudos não se limitam à geografia física (clima, relevo e vegetação), eles se estendem também à análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem.

A disciplina de geografia estuda as relações homem, natureza no espaço geográfico, sobrevivência dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organização. A observação dos fenômenos naturais permite, as sociedades se relacionarem com a natureza e modificá-la em beneficio próprio.

geografia no ensino médio traz uma variação de temas importantes para o aprendizado e conhecimento do aluno, por exemplo: ... Geografia física: agropecuária, população, urbanização, meio ambiente, comunicação e transportes, indústria, o mundo pós-guerra, estado-nação, globalização e desenvolvimento e entre outras.

Geografia Física é uma vertente voltada para a análise dos elementos naturais do espaço terrestre. Ela aborda as características da Terra, sua dinâmica e elementos naturais, tais como o clima, relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros.

A ciência geográfica tem como principal objeto de estudo o espaço, que é organizado e modificado por meio das relações homem-natureza. Portanto, os elementos humanos e físicos estão diretamente relacionados e se interagem no processo de organização espacial.

Dicotomias da Geografia -  A geografia moderna nasceu com expressiva característica dualística, evidenciada pelo tratamento da natureza por um lado e, por outro, pelo da sociedade e de suas dinâmicas. Com o aprofundamento destes dois ramos no século XX e com o desenvolvimento do pensamento crítico dentro da ciência, através do qual ressaltou-se o caráter ideológico do pensamento científico, o dualismo geográfico foi alçado à condição de dicotomia. Dualidade e dicotomia da geografia tornaram-se então, sobretudo depois da década de cinquenta, temas de acirrados debates na academia e nas entidades de congregação de geógrafos. Este tipo de debate intensificou-se dentro da geografia brasileira a partir do final dos anos setenta, tendo promovido um considerável distanciamento entre geógrafos físicos e geógrafos humanos.


Atividade Avaliativa (1)


QUESTÃO 1

“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.

(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).

No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:

a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.

b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.

c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.

d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.

e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.


QUESTÃO 2

“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.

(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).

Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:

a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.

b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.

c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.

d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.

e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.


QUESTÃO 3

Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:

a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.

b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.

c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.

d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.

e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.


QUESTÃO 4

(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.




RESPOSTASQuestão 1

No trecho citado, o autor ressalta que o espaço é construído e transformado ao longo do tempo pelas diferentes técnicas desenvolvidas pela sociedade, sendo, portanto, o reflexo sobre como essas populações modificavam a realidade por meio de seu trabalho.

Alternativa correta: letra E


Questão 2

O conceito de espaço geográfico, ao ser visto como a relação entre a sociedade e os sistemas naturais, faz com que a ciência geográfica porte-se como a área que estrutura a interação entre esses elementos naturais e sociais, com todas as suas respectivas complexidades.

Alternativa correta: letra B


Questão 3


O espaço geográfico é, em grande parte, compreendido pela construção humana e sua relação com o meio natural, em que o emprego das técnicas permite a edificação física e intelectual de um meio de vivência.

Alternativa correta: letra C


Questão 4


A paisagem pode ser composta por elementos visíveis e também “não visíveis” do espaço, não correspondendo somente ao sentido da visão. Além disso, ela engloba aspectos naturais e também sociais. O espaço geográfico, por sua vez, é a construção e reconstrução das atividades humanas por meio das técnicas, de modo a integrar aspectos físicos e antrópicos do mundo.

Alternativa incorreta: letra A


👉Frequência 2ª semana de 15 a 19/02/2021






















 



3ª SEMANA - 22 A 26 / 02 /2021

Tempo histórico x Tempo geológico 

O tempo geológico difere-se do tempo histórico por tratar-se de uma escala de tempo muito mais ampla e abrangente.


Existem duas principais escalas de tempo: a do tempo geológico e a do tempo histórico. Como são escalas diferentes, a medição delas também o é, de forma que a proporcionalidade entre uma e outra é bastante distinta em termos de amplitude.


Quando falamos em tempo geológico, referimo-nos a uma escala de tempo que costuma ser medida nos milhões ou até bilhões de anos, tal a classificação das eras geológicas e seus respectivos períodos. Já quando falamos em tempo histórico (incluindo, aí, a Pré-História), referimo-nos ao período de surgimento da humanidade, o que corresponde ao uso de medidas de dezenas, centenas e até milhares de anos.














Considerando todas essas transformações sobre as quais a Terra passou, podemos ficar perplexos ao descobrirmos que os primeiros humanos em suas formas atuais surgiram apenas no período quartenário, o último deles. Isso significa que, ao passo em que o planeta possui quatro bilhões e meio de anos, os seres humanos habitam-no há apenas alguns conjuntos de milênios.


Quando falamos, por exemplo, que o relevo do Brasil é geologicamente antigo, significa que ele tem uma data de formação que leva mais tempo do que a de outros lugares. Por outro lado, quando falamos que os dobramentos modernos são formações recentes, isso não significa que eles tenham surgido há pouco tempo em termos históricos, mas há algumas centenas de milhares de anos, o que é muito pouco comparado à idade da Terra. Por esse motivo, é muito importante sabermos a diferença entre tempo histórico e tempo geológico!


Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. "Tempo histórico e tempo geológico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tempo-historico-tempo-geologico.htm. Acesso em 14 de fevereiro de 2021.

















datação absoluta é o processo de determinar uma idade em uma cronologia especificada em arqueologia e geologia. Alguns cientistas preferem o termo datação cronométrica, já que o uso da palavra "absoluta" implica uma certeza injustificada de precisão.[1][2] A datação absoluta fornece uma idade numérica ou intervalo em contraste com a datação relativa que coloca os eventos em ordem sem qualquer medida de idade entre os eventos. Realiza-se em laboratório, recorrendo a instrumentos e técnicas de grande complexidade.

Na arqueologia, a datação absoluta é geralmente baseada nas propriedades físicas, químicas e de vida dos materiais dos artefatos, edifícios ou outros itens que foram modificados por humanos e por associações históricas com materiais com datas conhecidas (moedas e história escrita). As técnicas incluem anéis das árvores na madeira, datação por radiocarbono da madeira ou ossos e métodos de datação com carga aprisionada, como a datação por termoluminescência de cerâmicas vidradas.[3] Moedas encontradas em escavações podem ter sua data de produção escrita nelas, ou pode haver registros escritos descrevendo a moeda e quando ela foi usada, permitindo que o local seja associado a um determinado ano civil.


geocronologia é um campo de investigação científica preocupada em determinar a idade e história das rochas da Terra.[1] Tais determinações são feitas por meio de datação absoluta ou datação relativa.


carbono-14C14 ou radiocarbono é um isótopo radioativo natural do elemento carbono, recebendo esta numeração porque apresenta número de massa 14 (6 prótons e 8 nêutrons). Este isótopo apresenta dois nêutrons a mais no seu núcleo que o isótopo estável carbono-12.


A técnica de datação por carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby.[2] Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto antigo nos dá pistas muito exatas dos anos decorridos desde sua morte.

Esta técnica é aplicável à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas - ou seja, todo material que conteve carbono em alguma de suas formas, e o absorveu, mesmo que indiretamente, como pela alimentação com organismos fotossintetizantes, da atmosfera. Como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono-14 e que esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham até cerca de 50 mil a 70 mil anos de idade.

Este limite de valor é dado pelos limites práticos da sensibilidade dos métodos analíticos, que para quantidades extremamente pequenas do elemento a detectar, passam a tornar a determinação pouquíssimo confiável ou mesmo impossível.








4ª SEMANA - 01 A 05 / 03 /2021

Atividade Avaliativa (2)


QUESTÃO 1


Muitos estudiosos de textos míticos e religiosos, como o romeno Mircea Eliade, assinalam que há uma diferença crucial entre o modo como a tradição clássica, greco-romana, e a tradição judaico-cristã veem o tempo humano. Essa diferença consiste no fato de que, na cultura clássica e na cultura judaico-cristã, prevalecerem, respectivamente, as concepções:

a) do tempo reencarnado e do eterno retorno.

b) do desenvolvimento linear e da eternidade cíclica.

c) do eterno retorno e do tempo cíclico.

d) do desenvolvimento linear e do eterno retorno.

e) do eterno retorno e do desenvolvimento linear.


QUESTÃO 2

O tempo é uma questão de fundamental importância para a existência do ser humano. Os grupos humanos da pré-história o contavam através:

a) dos calendários que existem há milhares de anos.
b) de galhos de árvores.
c) das observações dos fenômenos naturais.
d) dos desenhos das pinturas rupestres.


QUESTÃO 3

O tempo cronológico é o que:

a) ocorre a partir das atividades da natureza, compreendendo apenas as mudanças enfrentadas pelas marés, fases da lua e posição dos astros.
b) marca o desenvolvimento humano e os grandes acontecimentos históricos.
c) marca os acontecimentos históricos, tais como a queda do Império Romano e a Revolução Francesa.
d) ocorre a partir das atividades humanas, desde o nascimento até o falecimento do indivíduo, passando pelo crescimento e profissionalização.


QUESTÃO 4

O tempo histórico é aquele que:

a) ocorre levando em consideração o desenvolvimento biológico do ser humano, desde o seu nascimento até a sua morte.
b) prioriza os acontecimentos que marcaram um povo, tais como as revoluções, guerras, curas de doenças, revoltas, entre outros.
c) ocorre levando em consideração o desenvolvimento biológico do ser humano aliado às mudanças da natureza provocadas pelo homem, tais como o aquecimento global.
d) prioriza os acontecimentos que envolvem somente os elementos da natureza, tais como furacões, ciclones e tsunamis.


QUESTÃO 5

Entre o “tempo cronológico” e o “tempo histórico”, qual é o que mais interessa o historiador?

a) É o “tempo histórico”, pois o foco do historiador é estudar os acontecimentos e mudanças que ocorrem nas sociedades, e não simplesmente contar o tempo.
b) É o “tempo cronológico”, pois o foco do historiador é estudar os acontecimentos e mudanças que ocorrem nas sociedades, e não simplesmente contar o tempo.
c) É o “tempo histórico”, pois o foco do historiador é contar o tempo e decorar as datas dos acontecimentos históricos.
d) É o “tempo cronológico”, pois o foco do historiador é contar o tempo e decorar as datas dos acontecimentos históricos.


QUESTÃO 6

O tempo cronológico pode ser associado:

a) ao calendário.
b) aos fatos históricos.
c) aos fatos históricos e ao calendário.
d) aos grandes fenômenos naturais.


QUESTÃO 7

O tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas como:

a) a partir dos acontecimentos históricos de curta e longa duração.
b) dias, semanas, meses, anos, séculos e milênios.
c) a partir dos acontecimentos históricos de longa duração.
d) dias, semanas, meses, anos, séculos, milênios e acontecimentos históricos.

QUESTÃO 8

Todos os períodos a seguir referem-se à Era Paleozoica, exceto:

a) Cambriano.

b) Ordoviciano.

c) Siluriano.

d) Triássico.

e) Permiano.


QUESTÃO 9

A história do homem na Terra é relativamente recente. Os primeiros bípedes humanoides, por exemplo, sugiram no Plioceno, uma época da era

a) Cenozoica.

b) Mesozoica.

c) Paleozoica.

d) Quaternária.

e) Carbonífera.


QUESTÃO 10

Sabemos que a maioria dos dinossauros se extinguiu por volta de 65,5 milhões de anos atrás, ou seja, no final do período

a) Cretáceo.

b) Jurássico.

c) Paleógeno.

d) Triássico.

e) Carbonífero.


QUESTÃO 11

(Unifesp-2005) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozoica; Pangeia.

b) Mesozoica; Gondwana.

c) Pré-cambriano; Gondwana.

d) Paleozoica; Pangeia.

e) Quaternário; Gondwana.


QUESTÃO 12

Há cerca de 530 milhões de anos ocorreu um aumento repentino da diversidade de muitos filos de animais. Esse aumento na variedade de animais marca um período denominado

a) Holoceno.

b) Permiano.

c) Devoniano.

d) Siluriano.

e) Cambriano.


QUESTÃO 13

Um osso encontrado em uma caverna apresenta uma taxa de carbono 14 igual a 6,25 % da taxa existente em um animal vivo e na atmosfera. Sabendo que o tempo de meia-vida do carbono 14 é de 5730 anos, assinale a alternativa que corresponde aos anos que se decorreram após a morte do indivíduo.

  1. a) 5 730 anos.

  2. b) 11 460 anos.

  3. c) 17 190 anos.

  4. d) 22 920 anos.

  1. e) 28 650 anos.


QUESTÃO 14

(Vunesp) Medidas de radioatividade de uma amostra de tecido vegetal encontrado nas proximidades do Vale dos Reis, no Egito, revelaram que o teor em carbono 14 (a relação 14C/12C) era correspondente a 25% do valor encontrado para um vegetal vivo.

Sabendo que a meia-vida do carbono 14 é 5730 anos, conclui-se que o tecido fossilizado encontrado não pode ter pertencido a uma planta que viveu durante o antigo império egípcio – há cerca de 6000 anos –, pois:

a) a meia-vida do carbono 14 é cerca de 1000 anos menor do que os 6000 anos do império egípcio.

b) para que fosse alcançada essa relação 14C/12C no tecido vegetal, seriam necessários apenas cerca de 3000 anos.

c) a relação 14C/12C de 25%, em comparação com a de um tecido vegetal vivo, corresponde à passagem de, aproximadamente, 1500 anos.

d) ele pertenceu a um vegetal que morreu há cerca de 11500 anos.

e) ele é relativamente recente, tendo pertencido a uma planta que viveu há apenas 240 anos, aproximadamente.


QUESTÃO 15

(UEL-PR) A meia-vida do radioisótopo carbono-14 é de aproximadamente 5 700 anos e sua abundância nos seres vivos é da ordem de 10 ppb (partes por bilhão). Sendo assim, se um pedaço de tecido produzido no ano do descobrimento do Brasil for realmente dessa época, deverá representar teor de carbono-14:

  1. a) Maior do que 10 ppb.

  2. b) Igual a 10 ppb.

  3. c) Maior do que 5 ppb e menor do que 10 ppb.

  4. d) Igual a 5 ppb.

  1. e) Menor do que 5 ppb.


Respostas:

QUESTÃO 1

Letra E

A concepção greco-romana de tempo é a do eterno retorno, ou cíclica, isto é, o tempo não era encarado como algo progressivo, que pudesse culminar em um fim último, que seria a realização integral do destino humano na Terra. Não, os homens estavam presos (tanto em vida quanto depois da morte) a uma forma de tempo que retorna incessantemente sob novas formas. Para a tradição judaico-cristã, ao contrário, o tempo é um desenvolvimento linear, que tem um começo (Gênesis) e terá um fim último (o Juízo, O Reino da Glória). O tempo então seria apenas uma forma de passagem terrena da alma imortal em direção ao contato com o Eterno.


QUESTÃO 2

Resposta correta: c) das observações dos fenômenos naturais.


QUESTÃO 3

Resposta correta: d) ocorre a partir das atividades humanas, desde o nascimento até o falecimento do indivíduo, passando pelo crescimento e profissionalização.


QUESTÃO 4

b) prioriza os acontecimentos que marcaram um povo, tais como as revoluções, guerras, curas de doenças, revoltas, entre outros.


QUESTÃO 5

a) É o “tempo histórico”, pois o foco do historiador é estudar os acontecimentos e mudanças que ocorrem nas sociedades, e não simplesmente contar o tempo.


QUESTÃO 6

a) ao calendário.


QUESTÃO 7

b) dias, semanas, meses, anos, séculos e milênios.


QUESTÃO 8

Alternativa “d”. O Período Triássico faz parte da era Mesozoica, assim como o Jurássico e o Cretáceo.


QUESTÃO 9

Alternativa “a”. A Era Cenozoica apresenta três períodos: o Quartenário, Neógeno e Paleógeno. O Plioceno, quando surgiram os bípedes humanoides, é uma época do Neógeno.


QUESTÃO 10

Alternativa “a”. O limite Mesozoico/Cenozoico foi marcado por uma extinção em massa, provavelmente ocasionada pelo impacto de um meteoro. Essa extinção ocorreu, portanto, no final do Cretáceo e início do Paleógeno.


QUESTÃO 11

Alternativa “b”. A Gondwana foi formada durante a Era Mesozoica e é resultado da separação da Pangeia.


QUESTÃO 12

Alternativa “e”. O período Cambriano é marcado pelo aumento repentino de espécies animais, um evento denominado Explosão Cambriana.


QUESTÃO 13

Alternativa “d”.

100% x → 5730 anos → 50 % x → 5730 anos → 25 % x→ 5730 anos → 12,5 % x → 5730 anos → 6,25 % x

Idade estimada: 4 . 5730 = 22 920 anos.


QUESTÃO 14

Alternativa “d”.

100% x → 5730 anos → 50 % x → 5730 anos → 25 % x

Idade estimada: 2 . 5730 = 11 460 anos.


QUESTÃO 15

Alternativa ‘c’.





5ª SEMANA - 08 A 12 / 03 /2021


Olá! 

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Nesta semana teremos a nossa primeira avaliação de Geografia em 2021, dê apenas o seu melhor e faça com atenção e calma. 

Tire dúvidas voltando ao blog e consultando o material dado até aqui.

Esta avaliação ficará disponível durante uma semana e não tem limite de tempo para relalizá-la. 

Você pode levar o tempo que for necessário, porém, tem que concluí-la até o prazo. 

As informações não ficam salvas parcialmente, ou seja, se você fechar antes de concluir e enviar, quando abrir novamente terá que refazer tudo.

ATENÇÃO: Sempre que você fechar e abrir, as alternativas mudam de posição, assim como abre diferente em cada celular.

Você poderá enviar mais de uma resposta, até que esteja satisfeito(a) com o seu aprendizado e a sua nota.

Durante a semana ainda poderá tirar dúvidas comigo pelo WhatsApp.

Boa avaliação!

Professor Frank Lane Macêdo Machado



👉  Avaliação parcial - 1º bimestre 2021 

(Prazo de devolutiva 10 a 16/03/2021 ás 23:59)




6ª SEMANA - 15 A 19 / 03 /2021

Faça a sua Autoavaliação aqui.
Você só terá uma única chace. Faça como você realmente se sente em relação a cada conteúdo, a cada questão.

Clique no link para acessar:

👇

Autoavaliação 1º bimestre




7ª SEMANA - 22 A 26 / 03 /2021

Geoprocessamento, sensoriamento remoto e tecnologias de localização e posicionamento.


Geoprocessamento

Epidemia de Cólera em Londres

Análise espacial para a tomada de decisão

Conjunto de ferramentas tecnológica de manipulação dos dados

Coleta, armazenamento e tratamento de dados

Sistema de Informações Geográficas - SIG 


Assista ao vídeo do professor Gustavo Henrique. Com atenção e pausadamente, fazendo anotações no seu caderno seguindo o roteiro que coloque acima... esse vídeo é curtinho, apenas 9 minutos, mas bastante rico em informações. Aproveite a experiência.

Aqui esta o vídeo, clique e assista:


👉  01 - Introdução ao Geoprocessamento




Você fez as anotações em seu caderno? 

Como anotar:

  1. Dúvidas
  2. Descobertas
  3. Coisas importantes para lembrar 
Lembro a você que estou disponível para esclarecermos dúvidas pelo WhatsApp, seja no grupo ou no PV, entre em contato.

(áudio, texto, chama de voz e também chamade de vídeo - você escolhe - isso é algumas vantagens que a tecnologia nos proporciona nos dias atuais - não se preoculpe com o horário ou se é final de semana, lhe responderei com todo prazer na primeira oportunidade). 👍


O mais importante é aprender para você! O conhecimento é seu e ninguém  toma.


👉   Frequência 7ª semana de 22 a 26/03/2021



8ª SEMANA - 29/03 A 02 / 04 /2021

Sensoriamento remoto



Sistema de Informações Geograficas - SIG/GIS (vimos na aula anterior)

Remoto (à distância)
Sensor (tecnologias de captação de informação - Imagens, Sons,                   Ondas, Umidade, etc). São sensores de captação,                            amazenamento e transmissão de informações.

Radiação solar   (irradiada)
Reflexção (Albedo)   (refletida)
Absorsão da irradiação (Calor)


Cores frias e cores quentes


Satélite (captação e transmissão de informações) 

CBERS
LANDSAT
YKONOS

Drones
Aviões

Coordenadas Grográficas (georeferenciamento)
Latitude  (Norte ou Sul - Paralelos  0º a 90º)
Longitude (Leste ou Oeste - Meridianos 0º a 180º)


Assista ao vídeo do professor Gean Azevedo. Atenção, pausadamente, fazendo anotações no seu caderno seguindo o roteiro que coloque acima... esse vídeo é curtinho, apenas 16 minutos, mas com muitas informações. Aproveite a experiência.


Aqui esta o vídeo, clique e assista:


👉  Entenda tudo sobre SENSORIAMENTO REMOTO | Geografia |





Coordenadas Geográficas


As coordenadas geográficas são ‘linhas imaginárias’ que nos ajudam a encontrar nossa localização na superfície terrestre. A essas linhas damos o nome de latitude longitude.

Você deve combinar as linhas e as colunas do planisfério para identificar os locais do planeta. Assim, as linhas seriam as latitudes e as colunas, as longitudes.




Latitudeé a distância medida em graus de um determinado ponto da superfície em relação à Linha (paralelo) do Equador. Pode variar de 0º a 90º e estar ao Norte ou ao Sul.

Longitude: é a distância medida em graus de um determinado ponto da superfície em relação ao Meridiano de Greenwich. Pode variar de 0º a 180º e estar a Leste ou a Oeste. Observe o mapa abaixo:

Exemplos resolvido:



Pontos e coordenadas:
A:  25º Lat. N e 120º Long. L (E)
B:  30º Lat. N e 120º Long. O (W)
C:  60º Lat. N e 140º Long. O (W)
D:  60º Lat. N e 160º Long. L (E)




Obs: as numerações nas linhas estam na parte superior e lateral esqerda do gráfico.

160 - 140 - 120 - 100 - 80 - 60 - 40 - 20 - O - 20 - 40 - 60 - 80 - 100 - 120 - 140 - 160
90
60
40
20
0
20
40
60
90

Agora imagine traçando as linhas do planisférios. Paraledos e Meridianos, formando uma malha. É essa malha, a sua interpretação e leitura que nos proporciona localizar pontos sobre a superfície terrestre.


Vou resolver dois pontos da questão e você faz o resto:

B: ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
C:  60º Lat. S e 120º Long. O (W)
D:  ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
E:  ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
F:  ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
G:  ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
H:  ___ º Lat. ___ e ____º Long. ____
J:   90º Lat. N e º Long.



Você fez as anotações em seu caderno? 

Como anotar:

  1. Dúvidas
  2. Descobertas
  3. Coisas importantes para lembrar 
Lembro a você que estou disponível para esclarecermos dúvidas pelo WhatsApp, seja no grupo ou no PV, entre em contato.

(áudio, texto, chama de voz e também chamade de vídeo - você escolhe - isso é algumas vantagens que a tecnologia nos proporciona nos dias atuais - não se preoculpe com o horário ou se é final de semana, lhe responderei com todo prazer na primeira oportunidade). 👍


O mais importante é aprender para você! O conhecimento é seu e ninguém  toma.

👉   Frequência 8ª semana de 28/03 a 02/04/2021


9ª SEMANA - 05 A 09 / 04 /2021












10ª SEMANA - 12 A 16 / 04 /2021

Tecnologias de localização e posicionamento.





Como nos orientar?





PARALELOS  X  MERIDIANOS   -  EQUADOR    X  GREENWICH




Rosa dos Ventos


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Sugiro que desenhe em seu caderno




Astrolábio


Mas, e durante a noite! Como se localizar?

Incentivando os navegadores...

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Incentivando os namorados...


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Bússola



Polo magnético


Tecnologia Digital de Informação e Comunicação - TDIC (satélites, sensores, eletrônicos, etc).





Triangulação



Varredura













11ª SEMANA - 19 A 23 / 04 /2021

Encerramento do 1º bimestre, apresentação de rendimento e participação individual. Introdução do 2º bimestre com apresentação do conteúdo da Matriz Curricular.

Introdução: Tecnologias de localização e posicionamento.



2º Bimestre 2021

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