sábado, 25 de abril de 2020

Blog Professor Frank Lane (Apresentação)


Geografia  Filosofia  Sociologia  AMA Cariri   Gurpo no Facebook  Instagram

Jogos Educativos                   Atividades Práticas 


Rotina de Atividades no Laboratório Educacional de Informática - LEI

As atividade do LEI deveriam ser de apoio ao aperfeiçoamento do manuseio das ferramentas tecnológicas, pelos professores e alunos, no ambiente escolar, com foco na sua utilização adequada e no apoio ao processo de ensino aprendizagem, tanto dos conteúdos curriculares como extracurriculares. No entanto, nos deparamos com condições adversas que não favorecem esse processo de forma harmoniosa, pois, as condições físicas, materiais, de equipamentos e rede lógica, em muitos casos, não são adequadas e suficientes à demanda.

Sobre a rotina do LEI

Existe um conjunto de regras, discutidas em coletivo com núcleo gestos e professores, raras as vezes pode-se afirmar presença de pais e alunos nessas discussões.

O LEI é utilizado para pesquisas dos professores, sala de reuniões, coletivos de área, reunião dos PDDTs, recebimento individual de pais, reuniões do grêmio, realização de processos licitatórios, assim como, aulas (na maioria com utilização de vídeos), inscrições do ENEM, vestibulares, pedidos de isenção, pesquisas dos alunos (número muito pequeno) e cadastro e recadastro do Aluno Online.

Para utilização dos professores existe um controle de agendamento diário, semanal e mensal, por turno mas, que muitas vezes as atividades da demanda administrativa vêem em primeiro lugar.


Conquistas

Conseguimos realizar, ainda em andamento, o primeiro curso de formação com os professores sobre as ferramentas da Google e o uso prático do Classroom. (Curso em andamento por meio do projeto Aluno Digital).


Desafios

Ampliação do número de computadores disponíveis, temos apenas 7 (sete) para uma escola com 1.200 alunos.

Criar a cultura de utilização adequada desse espaço de aprendizagem junto à comunidade escola.

Ampliar o acesso aos alunos, Wi Fi para aparelhos móveis, internet adequada nos PCs em todo o ambiente escolar.

Conseguir espaço para realização das atividades que não são adequadas ao ambiente do LEI, que, constitui-se em único espaço disponível na escola.